Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/186711
Título: Análise Numérica do Desempenho de Blocos Técnicos para a Alta-Velocidade Ferroviária
Autor: Nascimento, Francisco Adriano Morais Do
Orientador: Ferreira, José
Palavras-chave: Blocos técnicos
Zonas de transição ferroviárias
Alta-velocidade ferroviária
Análise Numérica
Efeitos dinâmicos
Deformação permanente
Data de Defesa: Nov-2024
Resumo: Os blocos técnicos, ou cunhas de transição, são elementos técnicos importantes das vias- férreas, que permitem assegurar a transição entre os aterros e as obras de arte, com vista à diminuição de assentamentos diferenciais e assim à redução do risco de ocorrência de defeitos de geometria. A Infraestruturas de Portugal, S.A. elaborou recentemente uma norma técnica (GR.IT.GEO.008) dedicada às características técnicas e execução de blocos técnicos, que é válida para velocidades de circulação até 220 km/h. Por outro lado, Portugal está apostado em construir uma nova linha de alta-velocidade a ligar Lisboa ao Porto, cujas velocidades de circulação poderão aproximar-se dos 300 km/h. Neste trabalho faz-se assim uma análise estrutural do desempenho de curto e de longo prazo de blocos técnicos, por meio de simulações numéricas considerando as velocidades de circulação referidas, procurando-se aferir sobre a adequabilidade das soluções preconizadas na atual norma GR.IT.GEO.008. O trabalho desenvolve-se numa base essencialmente numérica, com a elaboração de diversos casos de estudo modelados computacionalmente.
Technical blocks, or transition wedges, are important technical elements of railway tracks that ensure the transition between embankments and engineering structures in order to reduce differential settlements and thus reduce the risk of geometry defects. Infraestruturas de Portugal, S.A. recently elaborated a technical standard (GR.IT.GEO.008) dedicated to the technical characteristics and execution of technical blocks, which is valid for traffic speeds of up to 220 km/h. On the other hand, Portugal is committed to building a new high-speed line linking Lisbon to Porto, whose running speeds could be close to 300 km/h. This work there- fore analyses the structural performance of technical blocks in the short and long term by means of numerical simulations considering the above-mentioned traffic speeds, with the aim of assessing the suitability of the solutions recommended in the current GR.IT.GEO.008 stand- ard. The work is conducted on an essentially numerical basis, with the development of various computer-modelled case studies.
URI: http://hdl.handle.net/10362/186711
Designação: MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL PERFIL DE ESTRUTURAS
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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