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Título: Promoção da Saúde Mental nas Escolas: Perceções, Atitudes e Estratégias de Professores e Profissionais de Saúde Escolar
Autor: Taveira, Mariana Cardoso Monteiro
Orientador: Santos, Carolina
Palavras-chave: Saúde Mental
Literacia em Saúde
Educação para a Saúde
Professores
Promoção da Saúde
Saúde Escolar
Mental Health
Health Literacy
Health Education
Teachers
Health Promotion
Health School
Data de Defesa: 2025
Resumo: RESUMO - Introdução: A promoção da saúde mental em ambiente escolar constitui um pilar fundamental na administração da saúde pública, considerando a crescente prevalência de perturbações emocionais na infância e adolescência. As escolas são contextos privilegiados para a implementação de políticas preventivas e programas de literacia em saúde mental, promovendo o bem-estar psicológico dos alunos. A presente investigação analisa a perceção dos professores e profissionais de saúde escolar sobre a promoção da saúde mental nas escolas portuguesas, identificando desafios, barreiras e oportunidades para uma implementação eficaz. Metodologia: Foi conduzido um estudo descritivo e transversal, baseado na aplicação de questionários a professores e profissionais de saúde escolar. A análise estatística descritiva, permitiu caracterizar perceções sobre o papel da escola na promoção da saúde mental, as estratégias adotadas, os recursos disponíveis e o nível de capacitação dos docentes e profissionais de saúde na gestão desta problemática. Resultados e discussão: Professores e profissionais de saúde escolar reconhecem a importância da promoção da saúde mental nas escolas. Os professores destacam a necessidade de reforço da literacia em saúde mental nos currículos escolares e de formação específica, enquanto os profissionais de saúde enfatizam a importância da articulação com a comunidade escolar. Ambos identificam barreiras como a escassez de recursos e a ausência de programas estruturados. Conclusão: A promoção da saúde mental nas escolas enfrenta desafios estruturais que exigem um reforço na formação docente e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, garantindo uma abordagem integrada e sustentável para a promoção do bem-estar psicológico dos alunos.
ABSTRACT - Introduction: The promotion of mental health in schools is a fundamental pillar of public health administration, given the increasing prevalence of emotional disorders in childhood and adolescence. Schools serve as a privileged setting for implementing preventive policies and mental health literacy programs, fostering students' psychological well-being. This study analyzes the perceptions of teachers and school health professionals regarding the promotion of mental health in Portuguese schools, identifying challenges, barriers, and opportunities for effective implementation. Methodology: A descriptive cross-sectional study was conducted using questionnaires administered to teachers and school health professionals. Descriptive statistical analysis characterized perceptions regarding the role of schools in mental health promotion, the strategies adopted, the resources available, and the level of training of teachers and health professionals in managing this issue. Results and discussion: Teachers and school health professionals recognize the importance of promoting mental health in schools. Teachers highlight the need to reinforce mental health literacy in school programs and emphasize the importance of specific training, while health professionals stress the relevance of strengthening collaboration with the school community. Both groups identify barriers such as resource shortages and the lack of structured programs. Conclusion: The promotion of mental health in schools faces structural challenges that require enhanced teacher training and the development of effective public policies, ensuring an integrated and sustainable approach to fostering students' psychological well-being.
URI: http://hdl.handle.net/10362/184796
Designação: Mestrado em Gestão da Saúde
Aparece nas colecções:ENSP - Dissertações de Mestrado em Gestão da Saúde

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