Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/18445| Título: | Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). Um pintor na Grande Guerra |
| Autor: | Gonçalves, Carlos da Silveira |
| Orientador: | Silva, Raquel Henriques da |
| Palavras-chave: | Sousa Lopes Arte do século XX Pintura de história Pintura de batalha Gravura Desenho Museu Militar de Lisboa Intervencionismo Primeira Guerra Mundial Sousa Lopes Official War Artist 20th Century Portuguese Art Painting of the Great War History Painting Battle Painting Etching Drawing Military Museum of Lisbon Portuguese Intervention, First World War |
| Data de Defesa: | 30-Mai-2016 |
| Resumo: | A presente tese estuda o período dedicado à Grande Guerra na vida e obra de Adriano de Sousa Lopes. Foi o único artista oficial do Corpo Expedicionário Português, em França, nomeado em Agosto de 1917, e por isso se discute as suas motivações, os objectivos que propôs ao ministro Norton de Matos e a sua experiência singular na frente de guerra da Flandres. Centrando a análise nas obras de arte e documentação inédita, a tese examina as múltiplas facetas e realizações do artista de guerra – o capitão equiparado e chefe do Serviço Artístico do CEP, o desenhador, o água-fortista, o pintor – e propõe uma interpretação crítica dos seus projectos mais ambiciosos: a representação portuguesa na Sala dos Aliados do Musée de l’Armée, em Paris e, o mais decisivo, a concepção das Salas da Grande Guerra no Museu Militar de Lisboa, para onde pintou sete telas monumentais. A tese revela pela primeira vez a prolongada disputa sobre essas Salas, entre o artista e a direcção do Museu Militar, e as suas consequências determinantes. Estuda ainda a colaboração desconhecida de Sousa Lopes na decoração dos cemitérios de guerra e no Panthéon de la Guerre, um panorama colossal em pintura inaugurado em Paris em 1918.
Contudo, a tese não se limita a analisar um período específico de um artista. Procura contextualizá-lo no plano nacional e internacional. Um novo entendimento do conjunto da obra de Sousa Lopes foi por isso necessário, assim como das suas ideias estéticas e recepção crítica. Explorou-se de seguida o impacto internacional da Grande Guerra na pintura, na ilustração e noutras artes visuais, e discute-se a acção dos governos beligerantes no patrocínio dos artistas e sua relação com a propaganda. Em Portugal foi analisado o debate ideológico em torno da intervenção, na esfera cultural, e as respostas mais significativas dos artistas portugueses ao conflito. Uma das descobertas centrais da presente tese é a colaboração próxima de Sousa Lopes com figuras capitais da intervenção na Flandres, como Vitorino Godinho, Américo Olavo, Jaime Cortesão e outros, que legitimaram e promoveram a sua obra. Mas discute-se também o seu impacto na sociedade portuguesa do pós-guerra, através das exposições e da recepção crítica, seja na comunidade de combatentes e na esfera institucional, seja na imprensa contemporânea ou na historiografia de arte até ao presente. This thesis studies the period of the Great War and his aftermath in the life and work of Portuguese painter Adriano de Sousa Lopes. He was the only official war artist of the Portuguese Expeditionary Corps (CEP) in France, appointed in August 1917. First we discuss his motivations, the objectives he proposed to the War Minister Norton de Matos and his unique experience at the front. Focusing on the works of art and unpublished documents, this study examines the many facets of the war artist – the captain and chief of CEP’s Artistic Service, the draughtsman, the etcher, the painter – and proposes an interpretation of his most ambitious projects: the Portuguese section in the Allied Room at the Musée de l’Armée, in Paris and, most crucial, the conception of the Great War Rooms at the Military Museum of Lisbon, where seven of his monumental canvases were installed. This research reveals for the first time the dispute over the Lisbon rooms between the artist and the museum’s direction and its problematic results. It analyzes also the unknown collaboration of Sousa Lopes in decorating the war cemeteries in France and in the Panthéon de la Guerre, a colossal panorama painting premiered in Paris in October 1918. However, this study is not limited to a specific period of Sousa Lopes. It provides a context for it at the national and international level. A new understanding of the whole of Sousa Lopes’s carrer was needed, as well as his aesthetic ideas and critical reception. Then I explore the international impact of the Great War in painting, illustration and other visual arts, discussing the governments’ patronage of artists and its relation to propaganda. Next I consider the ideological debate in Portugal about the country’s intervention in the war, mainly in the cultural sphere, and the most relevant responses of Portuguese artists to the conflict. One of the central findings of this thesis is Sousa Lopes’s close collaboration with crucial combatants in Flanders, such as Vitorino Godinho, Américo Olavo, Jaime Cortesão and others, who legitimized and promoted his work. But it is also discussed the impact of Sousa Lopes’s works in the postwar years, through his exhibitions and critical reception, whether in the community of combatants or at the institucional level, in the contemporay press or in the history of art up to the present. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/18445 |
| Designação: | Tese de Doutoramento em História da Arte, Especialização em Museologia e Património Artístico |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese sousa lopes.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| tese sousa lopes_anexos.pdf | 45,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











