Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/182663
Título: Avaliação das condições de circulação do metropolitano
Autor: Teixeira, Joana Maria Brazão de Sousa Freitas
Orientador: Fontul, Simona
Palavras-chave: Velocidade máxima
CBTC
Linha de Metropolitano
Geometria da Via
Via férrea
Data de Defesa: Nov-2024
Resumo: Este estudo teve como motivação a falta de clareza na distinção entre vias férreas con- vencionais e vias férreas do metropolitano e a consequente falta de documentação especifica disponível para o traçado de via férrea de metropolitanos. O principal objetivo consistiu em identificar as normas existentes, ao nível nacional e internacional, e a documentação da via férrea convencional e compara-las, assim como com- pilar informação de traçado e analisar a velocidade de circulação máxima na rede do metro- politano, em condições de segurança e conforto. Para isso, no âmbito da colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil com o Metropolitano de Lisboa foram realizadas análises detalhadas dos dados fornecidos para a definição das condições limite de circulação com vista à futura instalação do sistema Commu- nications-Based Train Control (CBTC). Esse caso de estudo conta com o levantamento da geo- metria da via e o cálculo da velocidade de circulação máxima numa linha existente e a sua congruência com os elementos de traçado de projeto. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de norma específica para o metropolitano, contendo os valores-limite e expressões mais adequadas ao seu uso particular.
This study was motivated by the lack of clarity in distinguishing between conventional railways and metro railways, as well as the consequent lack of specific documentation availa- ble for metro railway design. The primary objective was to identify the existing standards, both nationally and internationally, and the standards related to conventional railways, com- pare them, compile relevant design information, and analyze the maximum operating speed in the metro network, ensuring safety and comfort conditions. To achieve this, in collaboration with the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) and the Lisbon Metropolitan, detailed analyses of the data provided were conducted to define the operational limits in preparation for the future installation of the Communica- tions-Based Train Control (CBTC) system. This case study included the survey of the track geometry and the calculation of the maximum operating speed on an existing line, ensuring its consistency with the design layout elements. Based on the results obtained, a specific standard proposal for the metro was developed, incorporating the most appropriate limit values and formulas for its particular use.
URI: http://hdl.handle.net/10362/182663
Designação: MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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