Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/182659
Título: | A expansão sonora no órgão histórico e práticas interpretativas de música contemporânea |
Autor: | Pina, Cláudio Miguel Andrade Fonseca de |
Orientador: | Pires, Isabel Maria Antunes Vaz, João Manuel Neves |
Palavras-chave: | Órgão de tubos Electroacústica Técnicas expandidas Práticas interpretativas Acústica Análise Musical Pipe organ Historical organ Extended techniques Musical performance Acoustics Notation Musical analysis |
Data de Defesa: | 25-Fev-2025 |
Resumo: | O intuito desta investigação é interpretar o repertório contemporâneo num instrumento
histórico, o órgão português do séc. XVIII. Considera-se o repertório que implique uma expansão
sonora recorrendo a práticas interpretativas inovadoras, como a manipulação de ar que extrapola os
limites sonoros usuais. Práticas interpretativas contemporâneas, como as encontradas nas obras de
órgão de György Ligeti serão investigadas e adaptadas para o instrumento histórico. De salientar
que estas práticas não foram originalmente concebidas para este instrumento. O órgão português,
totalmente mecânico, privilegia a interacção directa com o instrumento e será provado que este
factor é determinante para a expansão sonora. Esta investigação comprovará que não é necessário
um órgão moderno para interpretar música contemporânea. Pretende-se contribuir para a inovação
de metodologias de práticas interpretativas contemporâneas em órgão português, aumentando o
interesse cultural, patrimonial e o repertório de estudo no instrumento. The aim of this research is to perform contemporary repertoire on a historical instrument, the 18th century Portuguese organ. We will consider repertoire that implies a sound expansion using innovative performance practices, such as the manipulation of air that goes beyond the usual sonic limits. Contemporary performance practices such as those found in the organ works of György Ligeti will be investigated and adapted for this historical instrument. It should be emphasised that these practices were not originally conceived for this instrument. The Portuguese organ, which is totally mechanical, favours direct interaction with the instrument and it will be proven that this factor is decisive for sound expansion. This research will prove that you don't need a modern organ to play contemporary music. The aim is to contribute to the innovation of methodologies for contemporary performance practices on the Portuguese organ, increasing cultural and heritage interest and the study repertoire on the instrument. |
Descrição: | Doutoramento em associação com o Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/182659 |
Designação: | Doutoramento em Artes Musicais, especialidade em Prática Instrumental ou Vocal |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Doutoramento_Claudio_Fonseca_Pina.pdf | 19,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.