Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/182659
Título: A expansão sonora no órgão histórico e práticas interpretativas de música contemporânea
Autor: Pina, Cláudio Miguel Andrade Fonseca de
Orientador: Pires, Isabel Maria Antunes
Vaz, João Manuel Neves
Palavras-chave: Órgão de tubos
Electroacústica
Técnicas expandidas
Práticas interpretativas
Acústica
Análise Musical
Pipe organ
Historical organ
Extended techniques
Musical performance
Acoustics
Notation
Musical analysis
Data de Defesa: 25-Fev-2025
Resumo: O intuito desta investigação é interpretar o repertório contemporâneo num instrumento histórico, o órgão português do séc. XVIII. Considera-se o repertório que implique uma expansão sonora recorrendo a práticas interpretativas inovadoras, como a manipulação de ar que extrapola os limites sonoros usuais. Práticas interpretativas contemporâneas, como as encontradas nas obras de órgão de György Ligeti serão investigadas e adaptadas para o instrumento histórico. De salientar que estas práticas não foram originalmente concebidas para este instrumento. O órgão português, totalmente mecânico, privilegia a interacção directa com o instrumento e será provado que este factor é determinante para a expansão sonora. Esta investigação comprovará que não é necessário um órgão moderno para interpretar música contemporânea. Pretende-se contribuir para a inovação de metodologias de práticas interpretativas contemporâneas em órgão português, aumentando o interesse cultural, patrimonial e o repertório de estudo no instrumento.
The aim of this research is to perform contemporary repertoire on a historical instrument, the 18th century Portuguese organ. We will consider repertoire that implies a sound expansion using innovative performance practices, such as the manipulation of air that goes beyond the usual sonic limits. Contemporary performance practices such as those found in the organ works of György Ligeti will be investigated and adapted for this historical instrument. It should be emphasised that these practices were not originally conceived for this instrument. The Portuguese organ, which is totally mechanical, favours direct interaction with the instrument and it will be proven that this factor is decisive for sound expansion. This research will prove that you don't need a modern organ to play contemporary music. The aim is to contribute to the innovation of methodologies for contemporary performance practices on the Portuguese organ, increasing cultural and heritage interest and the study repertoire on the instrument.
Descrição: Doutoramento em associação com o Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música
URI: http://hdl.handle.net/10362/182659
Designação: Doutoramento em Artes Musicais, especialidade em Prática Instrumental ou Vocal
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento_Claudio_Fonseca_Pina.pdf19,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.