Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/182298
Título: As atividades de ensino pré-graduado em medicina e a sua influência nos custos do hospital
Autor: Almeida, Carla Marina Duarte Simões de
Palavras-chave: Hospitais Universitários
Ensino
Medicina
Custos
Teaching Hospitals
Teaching
Medicine
Costs
Data: 2023
Editora: Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
Resumo: RESUMO - Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma tendência de crescimento das despesas com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), colocando uma pressão constante em relação a sua sustentabilidade. Os hospitais representam 43% do total de despesas em saúde, o que justifica um acompanhamento em relação ao seu desempenho e um controlo dos fatores que contribuem para o incremento dos seus custos. Os hospitais universitários, denominados de hospitais escolares, para além da prestação de cuidados às populações, englobam na sua missão a importante função de ensino e investigação, e que envolve o consumo de recursos. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto das atividades de ensino pré-graduado em medicina nos custos do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, pelo que foram comparados os custos de episódios de internamento e de consulta que ocorreram em períodos temporais em que existiu a presença de alunos de medicina no hospital, com os custos de outros episódios registados em períodos sem a presença dos alunos, durante os meses correspondentes ao ano letivo 2018/2019. Ao nível do internamento, registaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de episódios com a presença de alunos (CPA) e o grupo sem a presença de Alunos (SPA), com uma mediana do total de custos de 1897,95€ no grupo SPA e de 2.393,97€ no grupo CPA, sendo este último superior em 26%. Na consulta, verificou-se não existirem diferenças significativas ao nível dos vários tipos de custos, pelo resultado das medianas, iguais em ambos os grupos, e confirmada pelo p-value >0,05. Em Portugal, não são atribuídas às organizações prestadoras de cuidados de saúde verbas específicas destinadas a compensar os custos com o ensino. Mas a formação dos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e outras carreiras, no seu âmbito pré e pós-graduado, contribui para o fortalecimento dos sistemas de saúde e importa continuar a assegurar que tenha qualidade. Pelo que é importante dotar com os recursos necessários as organizações responsáveis pela sua concretização.
ABSTRACT - Over the last years, there has been a trend of increase in expenditure on the National Health Service (NHS), placing constant pressure on its sustainability. Hospitals account for 43% of total health expenditure, which justifies monitoring their performance and controlling the factors that contribute to the increase in their costs. Teaching hospitals, in addition to providing care to populations, include in their mission the important function of teaching and research, which involves the consumption of resources. The main objective of the present study is to analyze the impact of under graduate medical teaching activities on the costs of the Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, comparing the costs of hospitalization episodes and consultations that occurred in time periods in which medical students were present at the hospital, with the costs of other episodes registered in periods without the presence of students, during the months corresponding to the 2018/2019 academic year. In terms of hospitalization, there were statistically significant differences between the group of episodes with students present (CPA) and the group without students (SPA), with a median total cost of €1897.95 in the group SPA and €2,393.97 in the CPA group, the latter being 26% higher. In the consultations, it was verified that there were no significant differences in terms of the various types of costs, by the result of the medians, which were the same in both groups, and confirmed by the p-value >0.05. In Portugal, organizations providing health care are not allocated specific funds to offset teaching costs. But the training of health professionals, doctors, nurses and other careers, in its under and postgraduate scope, contributes to the strengthening of health systems and it is important to continue to ensure that it has quality. Therefore, it is important to provide the necessary resources to the organizations responsible for its implementation.
Descrição: Trabalho Final do Curso de Especialização em Administração Hospitalar
URI: http://hdl.handle.net/10362/182298
Aparece nas colecções:ENSP - Trabalhos Finais de Especialização em Administração Hospitalar

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