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http://hdl.handle.net/10362/182151
Título: | Performação simbólica da nação portuguesa: Ada de Castro e o Culto Fadista de Lisboa |
Autor: | Espírito Santo, Maria José Nogueira do |
Orientador: | Côrte-Real, Maria de São José |
Palavras-chave: | Fado Culto fadista de Lisboa Nacionalismo Património Ethnosymbolism Ada de Castro Nation Maria Severa Nação Etnosimbolísmo |
Data de Defesa: | 29-Jan-2025 |
Resumo: | Esta tese explora detalhes da utilização da categoria musical fado como instrumento de
poder. Sublinha em particular a reutilização de modelos românticos que perpetuam, hoje ainda,
noções de portugalidade. O estudo etnomusicológico centrado em Ada de Castro, fadista
emérita lisboeta que serviu o Estado Novo nas décadas de 1960 e 1970, sobretudo reincarnando
Maria Severa, e celebrou o cinquentenário da sua carreira profissional em 2010, revela
situações inéditas, à margem da historiografia mainstream do fado. Entre as categorias de
análise propostas, a das cativações através de representações mediáticas de produtos do fado,
exprime marcos significativos da construção identitária nacionalista portuguesa. O quadro
teórico, na perspetiva etnosimbólica dos estudos de nacionalismo de Anthony D. Smith, cruza
cinco dos seus conceitos-chave – recursos simbólicos, la longue durée, elitismo, etnicidade e
conflito e reinterpretação – com tropos de património e memória da simbologia da nação
portuguesa. Este trabalho, fruto de uma etnografia colaborativa intensa, de seis anos de
pesquisa de campo, de uma década de vivência performativa do fado nos bairros antigos de
Lisboa, e de consulta exaustiva de uma série de periódicos antigos, entre a bibliografia da
especialidade, contribui para a compreensão documentada do papel do fado como recurso
simbólico emocionalmente poderoso. O seu objetivo é desconstruir anacronismos, moldando
resquícios da velha consciência nacional, que assolam ainda uma parte significativa da
cidadania portuguesa. This thesis delves into the intricate use of the musical category of fado as a tool of power. It highlights the ongoing perpetuation of romanticized models that still shape notions of Portuguese identity today. The ethnomusicological study focuses on Ada de Castro, a renowned Lisbon-based fadista who served the Estado Novo regime during the 1960s and 1970s, especially through her reincarnation of Maria Severa. In 2010, Ada de Castro celebrated fifty years of her professional career, marking a significant moment in the history of fado. This research uncovers previously undocumented situations that remain on the fringes of mainstream fado historiography. Among the categories of analysis, the concept of cativações (captivations) through media representations of fado products highlights key moments in the construction of Portuguese nationalist identity. The theoretical framework employs Anthony D. Smith's ethnosymbolic approach to nationalism studies, intersecting five of his key concepts – symbolic resources, la longue durée, elitism, ethnicity, and conflict and reinterpretation – with heritage and memory tropes associated with Portuguese national symbolism. This work is the result of six years of intense collaborative ethnography, extensive fieldwork, and over a decade of performance experience in Lisbon's old neighborhoods. It also draws on a thorough consultation of a series of historical periodicals, along with specialized bibliography, contributing to a well-documented understanding of fado's role as a symbolically and emotionally powerful resource. Furthermore, the thesis seeks to deconstruct the anachronisms that continue to shape remnants of old national consciousness, which still resonate in significant aspects of Portuguese citizenship today. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/182151 |
Designação: | Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Etnomusicologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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