Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/182122| Título: | Escola de Pro-cras-ti-na-ção, uma proposta de abrandamento |
| Outros títulos: | Pro-cras-ti-na-tion School, a proposition for slowing down |
| Autor: | Coelho, Sílvia Pinto |
| Palavras-chave: | Pensamento coreográfico Escola de procranistação Ritmo Ritomelo Choreographic thinking Procrastination School Rhythm Ritornelo Arts and Humanities(all) |
| Data: | 25-Jul-2024 |
| Editora: | ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova |
| Resumo: | Partindo do princípio de que existe um pensamento coreográfico — um modo de pensar e de organizar estratégias de relação e um meio de fazer operar uma espécie de cartografia de relações em movimento, com diferentes graus de intensidade, actuadas concreta ou virtualmente, no espaço-tempo —, neste artigo, propomos olhar para o tempo, para os ritmos e para a capacidade que entendemos que o coreográfico tem para desencadear aceleração e abrandamento, tanto do movimento como da atenção (individualmente ou em grupo). Há propostas que, ao introduzirem um ritmo inesperado no movimento seguro que nos permite sentirmo-nos “em casa”, abrem o campo coreográfico para a descoberta de novas potências. Olhamos, por isso, para alguns modos de investigação usados na área da coreografia e improvisação que consideramos contribuírem para desafiar a compulsão para “fazer o que já se sabe à partida”. De entre vários processos criativos de composição coreográfica focamo-nos na experiência de Escola de Procrastinação como exemplo de um projecto que testou a possibilidade de abrandamento do ritmo. Based on the principle that there is a choreographic thinking - a way of thinking and organising strategies of relation and a means of making a kind of cartography of relationships in movement operate, with varying degrees of intensity, acted out concretely or virtually in space-time - in this article, we propose looking at time, rhythms and the capacity that we understand choreography has to trigger acceleration and slowing down, both of movement and attention (individually or in groups). There are proposals that, by introducing an unexpected rhythm into a safe move that allows us to feel "at home, " open up the choreographic field to unveiling new powers. We have therefore looked at some modes of research used in the realm of choreography and improvisation that we believe help to challenge the compulsion to "do what you already know". Among various creative processes of choreographic composition, we focus on the experience of Escola de Procrastinação as an example of a project that tested the possibility of slowing down the pace. |
| Descrição: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/182122 |
| DOI: | https://doi.org/10.34619/wslc-cwbl |
| ISBN: | 978-989-9048-38-6 978-989-9048-44-7 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: ICNOVA - Capítulo de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 30-21-PB.pdf | 195,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











