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http://hdl.handle.net/10362/181999| Título: | Fintech e inclusão financeira: caso específico das fintechs de transferências e pagamentos em Angola |
| Autor: | Márcio Yanik da Fonseca António |
| Orientador: | Moura, Miguel de Azevedo |
| Palavras-chave: | Angola Supervisão Mercados Financeiros Inovação Financeira sandbox regulatória Regulação Fintech Startups Inclusão Financeira innovation hubs Regulatory Sandboxes Financial Inclusion Regulation Supervision Financial Innovation Financial Markets |
| Data de Defesa: | 3-Abr-2025 |
| Resumo: | Com o fim do conflito armado, Angola tem dado importantes passos na construção dos pilares que hoje sustentam o caminho que se quer para o desenvolvimento económico, melhoria das infraestruturas, reforço da qualidade dos serviços e bem-estar da população. A temática alusiva a inclusão financeira tem suscitado um interesse crescente junto dos agentes económicos, e em especial, junto dos órgãos governamentais atendendo a sua relevância e crucial importância, culminando com desenvolvimento de diversas iniciativas e projetos, que têm impulsionado a evolução do processo de inclusão da população angolana.
O presente estudo visa analisar o processo de inclusão financeira em Angola e em que medida tecnologia fintech pode ajudar a superar as barreiras existentes e proporcionar acesso a serviços financeiros básicos, acessíveis, convenientes e de baixo custo para um número considerável de angolanos, a semelhança do que já é realidade em diferentes pontos de Africa.
Com o acesso a meios alternativos com as fintechs, uma maior percentagem da população poderá a ter oportunidade de aceder a serviços financeiros e participar ativamente na economia do país. Neste estudo, argumentamos que o uso do das fintechs contribuiu para a inclusão financeira dos não-bancarizados e como essa lacuna pode ser preenchida por provedores de serviços não-bancários. Ao fazê-lo, apresentamos o caso
específico das fintechs de pagamento e transferências bem como um serviço de mobile banking que tem levado a uma maior inclusão financeira em Africa, ao fornecer uma estrutura alternativa aos bancos convencionais devido aos requisitos regulamentares impostos. Ao longo do nosso estudo, constatamos que as fintechs em Angola enfrentam ainda desafios bastante significativos, como a falta de regulamentação específica, a infraestrutura limitada e barreiras culturais, mas, apesar disso, têm demonstrado grande
potencial devido a sua capacidade de promover a inclusão financeira. Acreditamos que baixa penetração dos serviços financeiros tradicionais em comparação com o crescimento exponencial da telefonia móvel no país cria uma oportunidade única para o desenvolvimento de serviços bancários móveis e soluções fintech para preencher a lacuna dos não-bancarizados. With the end of the armed conflict, Angola has taken significant steps in building the pillars that currently support the path desired for economic development, improvement of infrastructure, reinforcement of service quality, and the well-being of the population. The topic related to financial inclusion has sparked growing interest among economic agents, particularly governmental bodies, given its relevance and crucial importance. This has culminated in the development of various initiatives and projects that have propelled the evolution of the inclusion process for the Angolan population. The present study aims to analyze the process of financial inclusion in Angola and to what extent fintech technology can help overcome existing barriers, providing access to basic, affordable, convenient, and low-cost financial services for a significant number of Angolans, similar to what is already a reality in different parts of Africa. With access to alternative means through fintech, a larger percentage of the population may have the opportunity to access financial services and actively participate in the country's economy. In this study, we argue that the use of fintech has contributed to the financial inclusion of the unbanked and how this gap can be filled by non-banking service providers. In doing so, we present the specific case of payment and transfer fintechs, as well as a mobile banking service that has led to increased financial inclusion in Africa by providing an alternative framework to conventional banks due to regulatory requirements. Throughout our study, we have found that fintechs in Angola still face significant challenges, such as the lack of specific regulation, limited infrastructure, and cultural barriers. However, despite these challenges, they have demonstrated great potential due to their ability to promote financial inclusion. We believe that the low penetration of traditional financial services compared to the exponential growth of mobile telephony in the country creates a unique opportunity for the development of mobile banking services and fintech solutions to bridge the gap for the unbanked. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/181999 |
| Designação: | Mestrado em Direito e Mercados Financeiros |
| Aparece nas colecções: | FD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Antonio_Marcio_Tese_2025.pdf | 769,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
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