Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/181784
Título: Estratégias para escrever histórias - análise de textos de alunos do ensino secundário
Autor: Silva, Inês Maria Lopes
Orientador: Crispim, Maria de Lourdes Lopes
Palavras-chave: Tipologias de textos
Plano do texto
Intenção comunicativa
Sociolinguística
Typologies de textes
Sociolingüistique
Plan de texte
Intention communicative
Typologies of the texts
Text plan
Communicative intention
Sociolinguistic
Data de Defesa: 2009
Resumo: O objectivo deste trabalho prende-se com o interesse em conhecer a competência textual dos alunos do ensino secundário face às recomendações programáticas, pelo que se apresenta o resultado da análise de um corpus de textos escritos. A partir do conceito de analista-interpretante, foi desenvolvida uma análise visando dar conta de possíveis estratégias seguidas por alunos na organização do texto escrito. O estudo incidiu sobre um corpus constituído para o efeito, composto por 288 textos e que se subdividiu em três subconjuntos. A tipologia dos textos pedida foi previamente definida através do tema ESCREVE UMA HISTÓRIA QUE OUVISTE CONTAR / LESTE / VIVESTE NOS ÚLTIMOS DIAS, mas a análise mostra que os estudantes nem sempre obedecem à tipologia da narração, quer pela organização geral e específica dos textos quer pela inserção de outras tipologias, associadas a intenções comunicativas próprias. Para se chegar ao sentido dos textos, a interpretação assenta na análise das partes que, no conjunto, constituem a continuidade estrutural do texto. Entende-se que o plano de texto, que tem origem na dispositio da retórica, tem um papel fundamental na composição macrotextual do sentido. Numa perspectiva sociolinguística, pretende-se compreender a relação entre a instituição escolar, através dos seus conteúdos programáticos, e as aquisições dos alunos no ensino secundário. A dissertação, nas quatro primeiras partes, está estruturada em objectivos, suportes teóricos e conteúdos metodológicos. A análise textual do corpus e a conclusão constituem, respectivamente, a quinta e a sexta partes deste trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/10362/181784
Designação: Doutoramento em Linguística, especialidade em Sociolinguística
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Teses de Doutoramento

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