Utilize este identificador para referenciar este registo:
                
    
    http://hdl.handle.net/10362/181575| Título: | Noticing and bridging the gap: use and effect of corrective feedback in the foreign language classroom | 
| Autor: | Faustino, Ana Rita Rufino | 
| Orientador: | Madeira, Ana Maria Lavadinho Matos, Ana Alexandra Gonçalves | 
| Palavras-chave: | Aquisição de segunda língua Erro Feedback corretivo Recast Correção explícita Prompt Uptake Repair Ensino de língua Inglês língua estrangeira Second language acquisition Language teaching Error English as a foreign language Corrective feedback Explicit correction | 
| Data de Defesa: | 27-Jan-2025 | 
| Resumo: | A presente tese de doutoramento tem por base a constatação da inexistência de
um estudo aprofundado em contexto português acerca do feedback corretivo (FC) na
aula de língua estrangeira (LE). O estudo realizado no âmbito desta tese, que se inscreve
na especialidade de linguística e ensino de língua, pretendeu investigar as perceções de
alunos e professores sobre o FC da oralidade, os vários tipos de FC utilizado pelo
professor na aula de Inglês LE e o seu impacto no conhecimento linguístico do
aprendente. Esta investigação visa contribuir de forma significativa para o
conhecimento existente sobre o papel do FC no ensino-aprendizagem de Inglês LE, com
o intuito de informar as práticas pedagógicas na aula de Inglês LE.
O estudo experimental compreendeu três fases: (i) um estudo com recurso a
questionários sobre as perceções de alunos e professores sobre o FC da oralidade,
incluindo a necessidade e frequência da correção de erros, o momento em que esta
deve ocorrer, os tipos de erros e sua correção, a eficácia das diversas estratégias de FC
e o agente corretivo; (ii) uma observação das estratégias de FC utilizadas pelos
professores e (iii) um estudo realizado em sala de aula sobre os efeitos das estratégias
de FC – correção explícita, recast e prompts – na aquisição das formas regulares e
irregulares do Past Simple. Participaram no estudo 166 alunos de 9º ano de Inglês LE
que frequentavam uma escola pública portuguesa e as suas cinco professoras, às quais
foi atribuída uma estratégia adequada ao seu estilo de correção. Durante o período de
instrução, que teve a duração de quatro semanas, os alunos receberam FC em resposta
aos seus erros de produção oral relativos ao Past Simple. Foi incluído um grupo de
controlo e adotou-se um modelo quase-experimental, com a realização de um pré-teste,
período de instrução, pós-teste imediato e pós-teste tardio. Foram implementadas duas
tarefas: uma tarefa de descrição de imagens e uma tarefa de juízo de gramaticalidade.
Os resultados da primeira fase de investigação mostraram que tanto alunos
como professores acreditam na importância do FC, mas enquanto os alunos preferem
correções imediatas, os professores optam por fornecer FC após a sua intervenção.
Ambos os grupos acreditam que erros que colocam entrave à comunicação, erros de
gramática e de vocabulário são os que devem ser corrigidos com maior frequência. Os
tipos de FC mais eficazes são, para os alunos, a correção explícita e o recast; para os
professores, o recast e as prompts. Os alunos encaram o professor como a principal
fonte de FC, seguido da autocorreção. Os professores privilegiam a autocorreção,
fornecem eles próprios FC e recorrem à correção entre alunos. A segunda fase de investigação revelou que os professores corrigem a maior parte dos erros dos alunos.
Considerando o total de ocorrências de FC, o recast foi a estratégia de correção mais
utilizada, seguido das prompts.
Os resultados das duas tarefas implementadas na terceira fase de investigação
revelaram que: o grupo que recebeu FC sob a forma de prompts apresentou a melhoria
mais significativa ao longo dos períodos de teste na tarefa de descrição de imagens e na
tarefa de juízo de gramaticalidade, particularmente no que diz respeito à produção de
formas regulares e irregulares de passado na tarefa de descrição de imagens e no
julgamento de frases contendo formas irregulares no passado e itens não gramaticais
na tarefa de juízo de gramaticalidade. Os grupos de correção explícita e de recast
melhoraram os seus resultados na produção de verbos irregulares na tarefa de descrição
de imagens do pré-teste para o pós-teste 1, embora não se tenham verificado diferenças
estatisticamente significativas. Registou-se uma melhoria moderada no grupo de
correção explícita no que diz respeito ao julgamento de frases contendo verbos
irregulares e ao julgamento de frases contendo itens agramaticais na tarefa de juízo de
gramaticalidade, mas esta não foi estatisticamente significativa.
Por fim, os resultados sublinham o papel instrumental do FC na sala de aula de
LE, reconhecido tanto pelos alunos nos seus questionários de perceções como pelos
professores nos seus questionários de perceções e na sua prática letiva. Os resultados
sugerem que correções explícitas, prompts e recasts poderão ter efeitos diversos na
melhoria do desempenho na utilização das formas de passado. As explicações teóricas
para os resultados são discutidas juntamente com potenciais implicações pedagógicas e
percursos de investigação futuros. This PhD thesis arises from the lack of an in-depth study about Corrective Feedback (CF) in the Foreign Language (FL) classroom in Portugal. The research reported in this thesis, which is part of the field of linguistics and language teaching, aimed at investigating learners and teachers’ beliefs on oral CF, the several types of CF provided by English as a Foreign Language (EFL) teachers and the effects of CF on the learners’ linguistic knowledge. The present research seeks to provide a significant contribution to the existing body of knowledge regarding the role of CF in EFL teaching and learning, thereby informing pedagogical practices in the EFL classroom. The experimental study comprised three stages: (i) a questionnaire-based study of learners and teachers’ perceptions on the provision of oral CF, including necessity and frequency of error correction, timing of error correction, types of errors and their correction, effectiveness of CF strategies, and delivering agent; (ii) an observation of the CF strategies provided by teachers, and (iii) a classroom-based study on the effects of CF strategies – explicit correction, recast and prompts – on the acquisition of regular and irregular English past tense. The participants were 166 9th grade EFL learners studying in a Portuguese state school and their five teachers, who were assigned to a treatment condition that fit their style. During the instructional period, which had the duration of four weeks, CF was provided to learners in response to their oral production errors concerning the Past Simple. A control group was included. The study employed a quasiexperimental design, with a pretest, instructional period, immediate posttest and delayed posttest. Two tasks were used: a Picture Description Task (PDT) and a Grammaticality Judgment Task (GJT). Results from research stage 1 showed that both learners and teachers believe in the importance of CF, but learners prefer immediate correction, while teachers favor the provision of CF after the learner’s turn. Both groups believe that the errors that interfere with communication, grammar and vocabulary errors are the ones that should most often be corrected. The most effective CF types are, for learners, explicit corrections and recasts, and, for teachers, recasts and prompts. Learners regard the teacher as the main delivering agent of CF, followed by self-correction. Teachers favor self-correction, provide CF themselves and resort to peer correction. Research stage 2 revealed that teachers correct most of their students’ mistakes. When considering the total CF moves, recast was the most provided strategy, followed by prompts. Results from the two tasks implemented in research stage 3 revealed that: the prompt group made the most significant improvement across test periods in the PDT and the GJT, particularly regarding the production of regular and irregular past tense forms in the PDT, and the judgment of sentences containing irregular past tense forms and ungrammatical items in the GJT. The explicit correction and the recast groups improved their accuracy scores in the production of irregular verbs in the PDT from the pretest to posttest 1, but the gains did not reach statistical significance. There was a moderate improvement in the explicit correction group regarding the judgment of sentences containing irregular verbs and the judgment of sentences containing ungrammatical items in the GJT, but it did not reach statistical significance. In conclusion, the findings underscore the instrumental role of CF in the FL classroom, acknowledged by both students in their belief questionnaire and teachers in their belief questionnaire and teaching practice. The results suggest that explicit corrections, prompts and recasts potentially have differential effects on improving accuracy in the use of past tense forms. Theoretical explanations for the findings are discussed alongside tentative pedagogical implications and potential avenues for future research. | 
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/181575 | 
| Designação: | Doutoramento em Linguística, especialidade em Linguística e Ensino da Língua | 
| Aparece nas colecções: | FCSH: DL - Teses de Doutoramento | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Doutoramento_Ana_Rita_Rufino_Faustino.pdf | 9,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! | 
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











