Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18136
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Leonor-
dc.contributor.advisorFreitas, Helena de-
dc.contributor.authorMatias, Carolina Gouveia-
dc.date.accessioned2016-06-08T13:27:18Z-
dc.date.available2016-06-08T13:27:18Z-
dc.date.issued2016-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/18136-
dc.description.abstractO estudo das exposições de arte em Portugal, nomeadamente, sob a responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, e o seu impacto, só agora começam a ser analisados e compilados no projecto “Catálogo Raisonné das exposições de arte da Fundação Calouste Gulbenkian”. Neste âmbito, as três Exposições de Artes Plásticas constituem um importante testemunho do que foi o papel da Fundação e a sua vontade relativa ao panorama artístico nacional, ao longo de três décadas do século XX. Para tal, além de uma breve abordagem da I e II Exposições de Artes Plásticas, procurou-se ir ao encontro do que foram os anos oitenta em Portugal, verificando-se que se caracterizaram por uma enorme efervescência criativa, a par com a abertura de diversas galerias de arte. No seguimento das duas primeiras Exposições de Artes Plásticas, a III Exposição terá sido, talvez, a mais controversa, sendo escrutinada pela crítica de arte, devido à repetição de modelos salonísticos num contexto artístico cada vez mais actual e atento ao que se passava no estrangeiro. Procurando alcançar o objectivo de grande panorâmica da primeira metade dos anos oitenta em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian reuniu numerosos trabalhos submetidos, pondo, no entanto, de parte, nomes fortes do contexto artístico nacional da década de oitenta.pt_PT
dc.description.abstractThe study of art exhibitions in Portugal, namely, under the responsibility of Calouste Gulbenkian Foundation, and their impact, are just beginning to be analyzed and put together in the project “Catálogo Raisonné das exposições de arte da Fundação Calouste Gulbenkian”1. In this context, the three Exposições de Artes Plásticas2 are an important testimony of the Foundation’s role and will towards the national artistic scenery, through three decades of the 20th century. For such, besides a brief approach of the 1st and 2nd Exhibitions of Fine Arts, we wanted to find out what happened in the 80’s in Portugal, verifying that this decade was distinguished by a great creative effervescency, alongside an opening of several art galleries. Following the two first Exhibitions of Fine Arts, the 3rd one was, perhaps, the most controversial, being scrutinized by the art critics, for its repetition of “Salon” models in an artistic context more and more current and hawk-eyed of what happened outside Portugal. Trying to reach the goal of great first half of the 80’s prospect, the Calouste Gulbenkian Foundation got together many submitted works, however, setting aside strong names of the national and artistic context of the 80’s decade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.subjectExposições de Artes Plásticaspt_PT
dc.subjectSommer Ribeiropt_PT
dc.subjectAnos oitentapt_PT
dc.subjectCalouste Gulbenkian Foundationpt_PT
dc.subjectExhibitions of Fine Artspt_PT
dc.subjectSommer Ribeiropt_PT
dc.subjectThe 80’spt_PT
dc.titleA III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio de Mestrado em Museologiapt_PT
dc.identifier.tid201026791pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carolina Matias. III Exposição de Artes Plásticas. Relatório de Estágio de Mestrado em Museologia..pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.