Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/181320| Título: | A ambas as extremidades da cadeia |
| Autor: | Lamoni, Giulia |
| Palavras-chave: | Arte e feminismos Arte contemporânea em Portugal Arte e ditadura |
| Data: | 2023 |
| Resumo: | Através da problematização de uma retórica da separação associada ao termo feminismo no discurso de algumas artistas portuguesas, este texto procura pensar as estratégias próprias ensaiadas por mulheres artistas em Portugal nos anos 70 para afirmar a sua agência em âmbito cultural. Estas estratégias, que poderão ser talvez entendidas como de não separação, ganham sentido à luz da história política, social e cultural portuguesa desses anos, distinguindo-se nitidamente das estratégias de intervenção, de orientação feminista, desenvolvidas por mulheres artistas nos mesmos anos em outras geografias, e em particular no contexto anglo-saxónico – contexto que, neste campo de estudos, se tem tornado de referência. |
| Descrição: | UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/181320 |
| DOI: | https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8672673 |
| ISSN: | 2526-2963 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 18.Giulia_Lamoni_1_.pdf | 569,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











