Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/181058
Título: | Nanban Armours: Cultural Transfer Processes Between Early Modern Europe and Japan |
Autor: | Matos, Madalena Almeida Azevedo |
Orientador: | Campos, Alexandra Curvelo da Silva Klautau, Orion |
Palavras-chave: | Nanban Armours Cultural Transfers Japan-Europe Relations Hybridisation Early Modern Period Trocas transculturais Hibridização Relações Japão-Europa |
Data de Defesa: | 21-Fev-2025 |
Resumo: | This thesis explores the transcultural phenomena that led to the creation of nanban
armours, a distinctive typology of Japanese armours that emerged between the late sixteenth to
the early seventeenth century, marked by the assimilation of European armour components or
European inspired elements into Japanese armours. This period of intense cultural exchange was
initiated by the arrival of the Portuguese in Japan in 1542/43, followed by the Spanish, English and
Dutch, leading to unprecedented interactions between the Japanese military elite and European
traders and missionaries. The hybrid nanban armours, artefacts that combine and assimilate
elements from both European and Japanese cultural matrix, serve as material testament to these
exchanges.
Through a transcultural lens, the present thesis examines the introduction, adoption and
adaptation of European armour in Japan, distinguishing between armours made with European
components (nanban gusoku) and those entirely crafted in Japan following models of European
inspiration (wasei nanban gusoku). It delves into the hybridisation process underlying the creation
of nanban armours, revealing a complex interplay of actions of selection, appropriation, adaptation,
and integration that reflect the ingenuity and agency of Japanese armourers. In addition, it
scrutinises the reception of European armour in Japan and the roles nanban armours played
beyond their immediate martial utility – functioning as diplomatic gifts, markers of social status,
mediators of the supernatural, and symbols of power and authority. This study is grounded in a
comprehensive review of literature, integrating insights of historians, conservators, and collectors
to construct a nuanced re-examination of the technical and cultural arguments previously
forwarded regarding the emergence of nanban armours. By analysing these armours within the
broader contexts of Japanese-European relations, this work contributes to our understanding of the
dynamic nature of transcultural exchange and its capacity to produce new forms of material culture.
Nanban armours, thus, emerge not merely as artefacts of warfare but as cultural agents in a
transformative era of Japanese history, affecting and reflecting the intricate interchange of cultural,
technological, and political forces of a changing pre-modern Japan. A presente tese explora os fenómenos transculturais que levaram à criação das armaduras nanban, uma tipologia distinta de armaduras japonesas que surgiu entre os finais do século XVI e inícios do XVII, caracterizada pela assemblagem de componentes de armaduras europeias - ou de elementos inspirados em componentes europeus – em armaduras japonesas. Este período de intensas trocas culturais foi iniciado pela chegada dos portugueses ao Japão em 1542/43, seguidos pelos espanhóis, ingleses e holandeses, levando a interações inéditas entre a elite militar japonesa e os comerciantes e missionários europeus. As híbridas armaduras nanban, artefactos que combinam e assimilam elementos e matriz tanto europeia quanto japonesa, servem como testemunho material desses intercâmbios culturais. Através de uma perspetiva transcultural, esta tese examina a introdução, adoção, e adaptação de armaduras europeias no Japão, distinguindo entre armaduras feitas com componentes europeus (nanban gusoku) e aquelas inteiramente produzidas no Japão seguindo modelos de inspiração europeia (wasei nanban gusoku). Este trabalho aprofunda o estudo do processo de hibridização subjacente à criação das armaduras nanban, revelando uma dinâmica complexa de ações de seleção, apropriação, adaptação e integração que reflete o engenho e agência dos artesãos japoneses. Ademais, debruça-se também na receção das armaduras europeias no Japão e nas funções que as armaduras nanban desempenharam para lá da sua utilidade marcial imediata – funcionando como presentes diplomáticos, marcadores de status social, mediadores do sobrenatural e símbolos de poder e autoridade. O presente estudo fundamenta-se numa revisão extensiva da literatura, integrando contributos de historiadores, conservadores e colecionadores para reexaminar de forma matizada os argumentos técnicos e culturais avançados previamente sobre as armaduras nanban. Ao analisar estas armaduras através do contexto mais amplo das relações Japão-Europa, este trabalho contribui para o nosso entendimento da natureza dinâmica das trocas transculturais e a sua capacidade de produzir novas formas de cultura material. Assim, as armaduras nanban surgem não apenas como artefactos bélicos, mas como agentes culturais numa era de transformação da história japonesa, que afeta e reflete o intricado fluxo de forças culturais, tecnológicas e políticas de um Japão pré-moderno em mudança. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/181058 |
Designação: | Doutoramento em História da Arte, especialidade em História da Arte da Idade Moderna |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Doutoramento_Madalena_Azevedo_Matos.pdf | 127,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.