Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/181058
Título: Nanban Armours: Cultural Transfer Processes Between Early Modern Europe and Japan
Autor: Matos, Madalena Almeida Azevedo
Orientador: Campos, Alexandra Curvelo da Silva
Klautau, Orion
Palavras-chave: Nanban Armours
Cultural Transfers
Japan-Europe Relations
Hybridisation
Early Modern Period
Trocas transculturais
Hibridização
Relações Japão-Europa
Data de Defesa: 21-Fev-2025
Resumo: This thesis explores the transcultural phenomena that led to the creation of nanban armours, a distinctive typology of Japanese armours that emerged between the late sixteenth to the early seventeenth century, marked by the assimilation of European armour components or European inspired elements into Japanese armours. This period of intense cultural exchange was initiated by the arrival of the Portuguese in Japan in 1542/43, followed by the Spanish, English and Dutch, leading to unprecedented interactions between the Japanese military elite and European traders and missionaries. The hybrid nanban armours, artefacts that combine and assimilate elements from both European and Japanese cultural matrix, serve as material testament to these exchanges. Through a transcultural lens, the present thesis examines the introduction, adoption and adaptation of European armour in Japan, distinguishing between armours made with European components (nanban gusoku) and those entirely crafted in Japan following models of European inspiration (wasei nanban gusoku). It delves into the hybridisation process underlying the creation of nanban armours, revealing a complex interplay of actions of selection, appropriation, adaptation, and integration that reflect the ingenuity and agency of Japanese armourers. In addition, it scrutinises the reception of European armour in Japan and the roles nanban armours played beyond their immediate martial utility – functioning as diplomatic gifts, markers of social status, mediators of the supernatural, and symbols of power and authority. This study is grounded in a comprehensive review of literature, integrating insights of historians, conservators, and collectors to construct a nuanced re-examination of the technical and cultural arguments previously forwarded regarding the emergence of nanban armours. By analysing these armours within the broader contexts of Japanese-European relations, this work contributes to our understanding of the dynamic nature of transcultural exchange and its capacity to produce new forms of material culture. Nanban armours, thus, emerge not merely as artefacts of warfare but as cultural agents in a transformative era of Japanese history, affecting and reflecting the intricate interchange of cultural, technological, and political forces of a changing pre-modern Japan.
A presente tese explora os fenómenos transculturais que levaram à criação das armaduras nanban, uma tipologia distinta de armaduras japonesas que surgiu entre os finais do século XVI e inícios do XVII, caracterizada pela assemblagem de componentes de armaduras europeias - ou de elementos inspirados em componentes europeus – em armaduras japonesas. Este período de intensas trocas culturais foi iniciado pela chegada dos portugueses ao Japão em 1542/43, seguidos pelos espanhóis, ingleses e holandeses, levando a interações inéditas entre a elite militar japonesa e os comerciantes e missionários europeus. As híbridas armaduras nanban, artefactos que combinam e assimilam elementos e matriz tanto europeia quanto japonesa, servem como testemunho material desses intercâmbios culturais. Através de uma perspetiva transcultural, esta tese examina a introdução, adoção, e adaptação de armaduras europeias no Japão, distinguindo entre armaduras feitas com componentes europeus (nanban gusoku) e aquelas inteiramente produzidas no Japão seguindo modelos de inspiração europeia (wasei nanban gusoku). Este trabalho aprofunda o estudo do processo de hibridização subjacente à criação das armaduras nanban, revelando uma dinâmica complexa de ações de seleção, apropriação, adaptação e integração que reflete o engenho e agência dos artesãos japoneses. Ademais, debruça-se também na receção das armaduras europeias no Japão e nas funções que as armaduras nanban desempenharam para lá da sua utilidade marcial imediata – funcionando como presentes diplomáticos, marcadores de status social, mediadores do sobrenatural e símbolos de poder e autoridade. O presente estudo fundamenta-se numa revisão extensiva da literatura, integrando contributos de historiadores, conservadores e colecionadores para reexaminar de forma matizada os argumentos técnicos e culturais avançados previamente sobre as armaduras nanban. Ao analisar estas armaduras através do contexto mais amplo das relações Japão-Europa, este trabalho contribui para o nosso entendimento da natureza dinâmica das trocas transculturais e a sua capacidade de produzir novas formas de cultura material. Assim, as armaduras nanban surgem não apenas como artefactos bélicos, mas como agentes culturais numa era de transformação da história japonesa, que afeta e reflete o intricado fluxo de forças culturais, tecnológicas e políticas de um Japão pré-moderno em mudança.
URI: http://hdl.handle.net/10362/181058
Designação: Doutoramento em História da Arte, especialidade em História da Arte da Idade Moderna
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento_Madalena_Azevedo_Matos.pdf127,14 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.