Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/181055
Title: O Quarto de Ames como aporte para a discussão e problematização da Teoria do Conhecimento, numa perspetiva interdisciplinar
Author: Mombach, Lauri Alfonso
Advisor: Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura
Keywords: Teoria do Conhecimento
Quarto de Ames
Ilusão de ótica
Sentidos
Theory of Knowledge
Senses
Ames Room
Optical illusion
Defense Date: 10-Jan-2025
Abstract: Durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, desenvolveu-se um projeto que integrou teoria e prática, com a aplicação de conceitos da Filosofia. A PES decorreu na Escola Salesiana do Estoril, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa, durante o ano letivo de 2023-2024. A questão central e orientadora do trabalho foi a de envolver os alunos numa metodologia ativa, de modo a propiciar o protagonismo, estimular a autonomia, o senso crítico, a investigação, a organização e a autoavaliação. O projeto integrou as aprendizegens essenciais de Filosofia do 11.º ano do Sistema Nacional de Educação de Portugal, na especificidade da Filosofia do Conhecimento. O trabalho trata da construção de um quarto de ilusão de ótica, nos moldes do Quarto de Ames, sendo a materialização de um itinerário de reflexão e problematização em torno da Teoria do Conhecimento, entre o racionalismo cartesiano e o empirismo humano, e as fontes de justificação do conhecimento. Ao longo do processo, o projeto convidou, acolheu e integrou a disciplina de Geometria Descritiva, sem a qual o projeto teria o perigo de se perder no detalhes e pormenores técnicos. Se, por um lado, o projeto estimulou os alunos da turma a pensarem e repensarem teorias, por outro, foi capaz de extrapolar os limites da disciplina da Filosofia e chamar ao diálogo epistemológico outras áreas do conhecimento, gerando curiosidade, questionamentos e encantamento.
During the Supervised Teaching Practice (PES), carried out as part of the Master's in Philosophy Teaching in Secondary Education, a project that integrated theory and practice was developed, applying concepts from Philosophy. The PES took place at the Salesian School of Estoril, in the municipality of Cascais, Lisbon district, during the academic year 2023-2024. The central guiding question of the work was to engage students in an active methodology, aiming to foster protagonism, stimulate autonomy, critical thinking, research, organization, and self-assessment. The project incorporated the essential learnings of Philosophy for Year 11 of the National Education System of Portugal, specifically focusing on the Philosophy of Knowledge. The work involved the construction of a room of optical illusion, in the style of the Ames Room, materializing a pathway of reflection and problematization around the Theory of Knowledge, between Cartesian rationalism and Human empiricism, and the sources of justification of knowledge. Throughout the process, the project invited, welcomed, and integrated the discipline of Descriptive Geometry, without which the project risked getting lost in details and technicalities. While the project encouraged the students in the class to think and rethink theories, it was also able to transcend the boundaries of the discipline of Philosophy and engage in epistemological dialogue with other areas of knowledge, generating curiosity, questioning, and enchantment.
URI: http://hdl.handle.net/10362/181055
Designation: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Appears in Collections:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado_Lauri_Alfonso_Mombach.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.