Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/180988| Título: | Problemáticas e poderes da crítica musical no quotidiano lisboeta de 1926 a 1945 |
| Autor: | Calado, Mariana Carvalho |
| Orientador: | Brandão, Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro |
| Palavras-chave: | Crítica musical Imprensa periódica História da música em Portugal Estado Novo Music criticism Periodical Press Portuguese Music History of the 20th Century |
| Data de Defesa: | 24-Jan-2025 |
| Resumo: | A presente tese aborda a crítica musical publicada em periódicos portugueses de 1926 a 1945. Discute como é que a crítica musical se dispersava por diferentes géneros de imprensa, a que tipo de espectáculos e concertos, artistas, teatros e outros espaços dava visibilidade e quem é que escrevia a crítica musical. Analisa modelos da crítica musical e aspectos do discurso, estes a partir de uma amostragem da recepção da audição de J.S. Bach, Paixão segundo São Mateus, em 1931. A investigação teve como ponto de partida o estudo de uma selecção de periódicos editados em Lisboa, da crítica musical neles recolhida e da identificação dos críticos de música em actividade. Mediante a análise dos textos e das condições de trabalho e relações dos seus autores, discutem-se diversas problemáticas e questões relacionadas com a crítica musical no período em estudo. Nomeadamente, como é que a secção se enquadrava nos jornais e revistas consultados e que mudanças se registaram ao longo do tempo, a emergência da crítica discográfica, a diversidade de críticos musicais que eram compositores, a quantidade de mulheres que escreviam crítica musical e os periódicos com os quais trabalhavam, as reacções, habitualmente inflamadas, à crítica musical e debates sobre a crítica musical. Analisam-se, também, aspectos sobre a instauração da censura à imprensa durante a Ditadura Militar e o Estado Novo e casos em que a crítica musical foi visada, secção da tese em que foi necessário ultrapassar os limites temporais estabelecidos. Por último, desbrava-se um pouco da história da Associação da Crítica Dramática e Musical/Sindicato Nacional da Crítica, fundada em 1931, a partir de material de arquivo desta associação e de recortes da imprensa. A crítica musical revela-se, no decorrer deste trabalho, um objecto dinâmico que espelha e confronta a vida musical e a sociedade da sua época. This thesis deals with music criticism published in Portuguese periodicals from 1926 to 1945. Discusses the dissemination of music criticism in different genres of periodicals, the concerts, artists, theatres and other venues it gives visibility to and who wrote music criticism. Analyses types of concert review and aspects of the language, these by focusing on the reception of J. S. Bach’s St. Matthew Passion, in 1931. The starting point of this research was the study of a selection of newspapers and magazines published in Lisbon, the music criticism collected and the identification of the music critics in activity. After analysing the texts, the working conditions and the relationships between music critics, several situations and questions relating to music criticism in this period are considered. Namely, how the section fitted into the periodicals and the changes that took place over time, the emergence of record reviews, the diversity of music critics who were composers, the number of women music critics and the periodicals in which they worked, the reactions, usually intense, to concert reviews and the debates on music criticism. The thesis discusses aspects related to the instauration of censorship to the press during the Ditadura Militar period and the Estado Novo regime, and situations of music criticism reviewed by the censorship services. Finally, it examines part of the history of the Associação da Crítica Dramática e Musical/Sindicato Nacional da Crítica, founded in 1931, through material from the association’s archive and press clippings about its activities. Throughout this research, music criticism is revealed as a dynamic object that reflects and confronts the musical life and society of its time. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/180988 |
| Designação: | Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Doutoramento_Mariana_Carvalho_Calado.pdf | 7,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











