Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/180457
Título: Marketing Interno na gestão do comportamento dos profissionais de saúde no setor privado
Autor: Alvernaz, Ana Paula Souto
Orientador: Fernandes, Adalberto Campos
Palavras-chave: Marketing Interno
Desempenho Profissional
Comprometimento Organizacional
Profissionais Saúde
Setor Privado
Internal Marketing
Professional Performance
Organizational Commitment
Health Professionals
Private Sector
Data de Defesa: 2024
Resumo: RESUMO - Introdução: O marketing Interno (MI) emerge como uma ferramenta de gestão na relação estabelecida entre as organizações e os seus colaboradores. Na área da saúde, surge centrado na valorização dos profissionais, para aumentar a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade. Objetivo: analisar as relações entre o MI, o comprometimento organizacional e o desempenho dos profissionais, numa organização de saúde do setor privado em Portugal. Metodologia: Estudo de caso, quantitativo e transversal, através da aplicação de um questionário aos profissionais que exercem atividade na prestação direta de cuidados de saúde na organização em estudo (N=162). Foram utilizados métodos de análise para estabelecer correlações e modelos de mediação entre as variáveis estudadas. Resultados: O MI apresenta uma influência positiva sobre o comprometimento organizacional afetivo (r=0,600; p<0,001), de continuidade (r=0,492; p<0,001) e normativo (r=0,468; p<0,001). Há uma influência positiva entre o MI e o desempenho profissional na equipa (r=0,181; p=0,021). O aumento do comprometimento afetivo, leva ao aumento do desempenho profissional na dimensão do trabalho (R2 =0.0566) e na dimensão da equipa (R2 =0.1513), existindo uma mediação total via MI. Discussão/Conclusões: As organizações da saúde devem investir na implementação do MI, com foco em aumentar o compromisso afetivo e a sensação de pertença dos seus profissionais. A envolvência dos profissionais na criação de soluções e processos para facilitar o trabalho diário, leva ao aumento do desempenho profissional no contexto do trabalho e da equipa. Assim, afirma-se o posicionamento diferenciado da organização de saúde, pela prestação de cuidados de saúde de excelência.
ABSTRACT - Introduction: Internal marketing (IM) emerges as a management tool in the relationship established between organizations and their employees. In the health area, it is focused on the valorization of professionals, to increase the provision of high-quality health care. Objective: To analyze the relationship between the IM, organizational commitment and the performance of professionals in a private sector health organization in Portugal. Methodology: Quantitative and cross-sectional case study, through the application of a questionnaire to health professionals who work in the direct provision of care in the organization under study (N=162). To establish correlations and mediation models between the variables studied were used analysis methods. Results: The IM has a positive influence on affective (r=0.600; p<0.001), continuity (r=0.492; p<0.001) and normative (r=0.468; p<0.001) organizational commitment. There is a positive influence between IM and professional performance in the team (r=0.181; p=0.021). The increase in affective commitment leads to an increase in professional performance regarding the work dimension (R2 = 0.0566) and team dimension (R2 = 0.1513), with total mediation by IM. Discussion/Conclusions: Health organizations should invest in the implementation of IM, with a focus on increasing the affective commitment and sense of belonging of their professionals. Involving professionals in creating solutions and processes to facilitate daily work, leads to increased professional performance in the work and team context. Thus, the differentiated positioning of the health organization is affirmed, for the provision of excellent health care.
URI: http://hdl.handle.net/10362/180457
Designação: Mestrado em Gestão da Saúde
Aparece nas colecções:ENSP - Dissertações de Mestrado em Gestão da Saúde

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