Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/179419
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dc.contributor.advisorDuarte, Adelaide Manuela da Costa-
dc.contributor.authorPimenta, Joana Covas-
dc.date.accessioned2025-02-20T11:55:52Z-
dc.date.available2025-02-20T11:55:52Z-
dc.date.issued2025-01-06-
dc.date.submitted2024-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/179419-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Museologia, para a obtenção do título de mestre em Museologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Este relatório consiste na apresentação do trabalho realizado no decorrer do estágio curricular, como também no desenvolvimento e exploração do tema do bem-estar em contexto museal, com base em dois casos de estudo. O estágio curricular teve como objetivos aplicar os conhecimentos que tenho vindo a adquirir no decorrer do Mestrado e de participar, acompanhar e analisar as diferentes atividades e visitas, com destaque para a participação, acompanhamento e analise dos programas Lisboa Revela-se! Pós-parto no Museu e Marcar o Lugar – Encontros no Museu, os casos de estudo deste relatório. Para a análise destes casos de estudo foi proposto perceber qual a importância do bem-estar no contexto museal e para as comunidades que frequentam os museus, perceber se os museus conseguem influenciar a mediação e o bem-estar dos seus visitantes, e identificar os benefícios para os museus ao implementarem programas direcionados para o bem-estar. Ao nível da metodologia, para o relatório de estágio foi utilizado uma metodologia teórico-analítica. Foi realizada uma revisão critica da bibliografia, como também foram analisados os casos de estudos a partir de entrevistas realizadas às mediadoras responsáveis pelos programas Lisboa Revela-se! Pós-parto no Museu e Marcar o Lugar – Encontros no Museu e à responsável pela operacionalização do programa Marcar o Lugar – Encontros no Museu. Também foram realizados questionários aos participantes dos programas mencionados anteriormente. Através desta análise, foi possível concluir que os museus têm um impacto positivo no bem-estar dos seus visitantes. Mais concretamente, foi verificado que no programa Lisboa Revela-se! Pós-parto no Museu, os participantes beneficiaram positivamente das sessões do programa, uma vez que afirmaram que as sessões tiveram um impacto positivo no seu dia-a-dia e que consideram que a sua disposição emocional melhorou depois da sua participação nas sessões. Já no programa Marcar o Lugar – Encontros no Museu, os participantes afirmam sentirem-se mais bem-dispostos depois de terminadas as sessões. Considera-se as características derivadas das sessões e apontadas pelos cuidadores, como a possibilidade de construir uma comunidade, o convívio com os outros cuidadores, participantes e mediadoras e a aquisição de novos conhecimentos como características que, igualmente, influenciam positivamente o seu bem-estar. Ao nível do impacto no Museu, estes programas possibilitam a diversificação do público do Museu de Lisboa, e enfatizam a missão e tipologia de museu de cidade que se revê nestes programas. Foi, também, verificado que a mediação é impactada pelos programas a nível prático, através da característica experimental presente em ambos os programas. Da mesma forma, foi verificado que para além dos programas impactarem a mediação, a mediação impacta, igualmente, os programas e os seus participantes, através dos diferentes recursos utilizados.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was carried out within the scope of the master’s degree in Museology, to obtain a master’s degree in Museology at the Faculty of Social Sciences and Humanities of the NOVA University of Lisboa (NOVA FCSH). This report consists of the presentation of the work carried out during the curricular internship, as well as the development and exploration of the theme of well-being in a museum context, based on two case studies. The curricular internship aimed to apply the knowledge that I have been acquiring during the master’s degree and to participate, monitor and analyze the different activities and guided tours, with emphasis on the participation, monitoring and analysis of the programs Lisboa Revela-se! Pós-parto no Museu and Marcar o Lugar – Encontros no Museu, the case studies of this report. For the analysis of these case studies, the following objectives were elaborated: to understand the importance of well-being in the museum context and for the communities that frequent museums; to understand if museums can impact the education and well-being of their visitors; as well as to identify the benefits for museums when implementing programs aimed at well-being. In terms of methodology, a theoretical-analytical approach was used for the internship report. A critical review of the bibliography was carried out, and the case studies were analyzed through interviews with the mediators responsible for the two programs, and with the person responsible for the operationalization of the program Marcar o Lugar – Encontros no Museu, as well as questionnaires were carried out to the participants of the programs mentioned above. Through this analysis, it was possible to conclude that museums have a positive impact on the well-being of their visitors. More specifically, it was found that in the program Lisboa Revela-se! Pós-parto no Museu, the participants benefited positively from the program sessions, as it was stated that the sessions had a positive impact on their day and that they felt that their emotional disposition improved after their participation in the sessions. The participants of the program Marcar o Lugar – Encontros no Museu state that they felt a positive impact on their mood after the sessions were over. The characteristics derived from the sessions and pointed out by the caregivers, like the possibility of building a community, the interaction with other caregivers, participants and mediators and the acquisition of new knowledge are, also, considered to have positively impacted their well-being. In terms of the impact on the Museum, these programs enable the diversification of the public that frequent the Museum of Lisbon and emphasize the mission and typology of a city museum, that is seen in these programs. It was also verified that the museum education is impacted by the programs at a practical level, through the experimental feature present in both programs. Likewise, it was found that in addition to the programs impacting the museum education, it also impacts the programs and their participants, through the different resources used.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectServiço Educativopt_PT
dc.subjectMediação Culturalpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectMuseupt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.subjectEducational Servicept_PT
dc.subjectCultural Mediationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectMuseumpt_PT
dc.titleO Papel Social dos Museus: Promoção de Bem-Estar e Impacto na Mediação do Museu de Lisboa. Análise dos Programas educativos Lisboa Revela-se! Pós-parto no Museu e Marcar o Lugar – Encontros no Museupt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Museologiapt_PT
dc.identifier.tid203851820pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologiapt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado

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