Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/179328
Título: As Paisagens Sonoras e o canto como recursos para a inclusão em ambiente de diversidade cultural em turmas do 2º. Ciclo do Ensino Básico
Autor: Diogo, Mariana da Fonseca Azevedo Dias
Orientador: Pereira, Ana Isabel Lemos do Carmo
Palavras-chave: Educação Musical
Paisagens Sonoras
Canto
Diversidade cultural
Inclusão
Music education
Soundscapes
Singing
Cultural diversity
Inclusion
Data de Defesa: 18-Dez-2024
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em duas escolas de ensino básico e secundário, na localidade de Abrantes. Este encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta a caracterização do contexto onde foi desenvolvida a prática e realça as experiências e aprendizagens adquiridas através das aulas observadas e lecionadas a turmas do 2º ciclo, juntamente com reflexões construtivas acerca das mesmas. Ainda, descreve os projetos em que a professora estagiária esteve envolvida, induzidos em prol do enriquecimento das turmas – o “Clube de Música”, que ofereceu aos alunos uma maior liberdade de criação e abordagens musicais e a participação na 4ª Edição do Concurso de Escrita para canções, organizado pela Associação de Professores de Educação Musical. A segunda parte é dedicada a todo o percurso de implementação do projeto privilegiado deste trabalho, com duas turmas. Este foi criado em torno do conceito Paisagens Sonoras, incidindo também na aprendizagem de canções do mundo, procurando a inclusão, num ambiente de diversidade cultural. A análise de resultados teve em conta as respostas dos alunos a um questionário aplicado no final de cada aula, os outputs do projeto, bem como as reflexões da professora. Termina com considerações finais acerca de toda a prática, como também algumas ponderações sobre a sua relevância no futuro.
This report reflects the work carried out as part of the Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd Cycle of Basic Education) at the Faculty of Social and Human Sciences of the New University of Lisbon, in two primary and secondary schools in the town of Abrantes. It is divided into two parts. The first part characterizes the context in which the practice was carried out and highlights the experiences and learning acquired through the lessons observed and taught to 2nd cycle classes, along with constructive reflections about them. It also describes the projects in which the trainee teacher was involved, induced for the enrichment of the classes - the “Music Club”, which offered the students greater freedom of creation and musical approaches and participation in the 4th Edition of the Songwriting Competition, organized by the Association of Music Education Teachers. The second part is dedicated to the entire implementation process of the privileged project in this work, with two classes. It was created around the concept of Soundscapes, also focusing on learning songs from around the world, seeking inclusion in an environment of cultural diversity. The analysis of the results considered the students' responses to a questionnaire applied at the end of each lesson, the outputs of the project, as well as the teacher's reflections. It ends with final considerations about the whole practice, as well as some thoughts about its relevance in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10362/179328
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

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