Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/179017
Título: A Experiência da Leitura no Ensino Secundário
Autor: Ferreira, Didier Paulo
Orientador: Valentim, Helena Virgínia Topa
Palavras-chave: Literatura
Ler por prazer
Leitura
Escola
Alunos
Sala de aula
Educação literária
Didática
Projeto de leitura
Clube de leitura
Leitura performativa
Relatório de estágio
Literature
Reading for pleasure
Reading
School
Students
Classroom
Literary education
Didactics
Reading project
Reading club
Performative reading
Data de Defesa: 4-Nov-2024
Resumo: Resultado da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Pedro Nunes, o presente relatório reflete sobre o ensino da literatura na atualidade, exaltando a importância do papel do professor na aquisição de hábitos de leitura, por prazer, dos seus alunos, evitando metodologias reprodutivas, partilhando o seu amor da literatura. Este documento aborda, ainda, a relação pais-professores — uma relação de bloqueios —, partindo de observação direta e particular para uma conclusão abrangente a todo o ensino. Depois, apresenta o percurso e os resultados da Prática de Ensino Supervisionada, na ótica da análise da implementação de estratégias de promoção da fruição da leitura na sala de aula, a partir de leituras orientadas, da partilha de experiências individuais de leituras em grupo — no âmbito de um clube de leitura —, da leitura performativa — uma leitura com gestos e incorporação do aluno no cerne do texto, construindo-se em sentido com ele. Por fim, mostra-se como uma atividade toda ela centrada na celebração da literatura contribui para mobilizar e unir toda a comunidade escolar. Em suma, eis aqui um relatório que ambiciona apresentar soluções para o combate aos baixos índices de leitura dos portugueses.
Result of the Supervised Teaching Practice at Escola Secundária Pedro Nunes, this report reflects on the teaching of literature today, exalting the importance of the teacher's role in acquiring reading habits, for pleasure, of their students, avoiding reproductive methodologies and sharing his love for literature. This document also addresses the parent-teacher relationship — a relationship of obstacles —, starting from direct and private observation to a comprehensive conclusion covering all teaching. Afterwards, it presents the path and results of the Supervised Teaching Practice, from the perspective of analyzing the implementation of strategies to promote the enjoyment of reading in the classroom, based on guided readings, the sharing of individual experiences of group readings — in within the scope of a reading club —, of performative reading — a reading with gestures and incorporation of the student into the heart of the text, building meaning with it. Finally, it is shown how an activity entirely centered on the celebration of literature contributes to mobilizing and uniting the entire school community. In short, here is a report that aims to present solutions to combat low reading rates among the Portuguese.
URI: http://hdl.handle.net/10362/179017
Designação: Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Didier_Paulo_Ferreira.pdf33,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.