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Título: O Poder da Imagem de Propaganda como ferramenta Política: cartazes e murais na passagem do Estado Novo ao PREC
Autor: Madeira, Armando Manuel Salvador Mendes
Orientador: Alves, Ana Margarida Duarte Brito
Cruzeiro, Cristina Pratas
Palavras-chave: Imagem
Poder Político
Cartazes
“Política do Espírito”
25 de Abril
PREC
Image
Politic Power
Posters
25th of April
Data de Defesa: 4-Dez-2024
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo analisar a forma como as diversas ferramentas imagéticas de propaganda, designadamente cartazes e murais, foram utilizadas no período do 25 de Abril de 1974/PREC como forma de veicular e reforçar uma ideologia específica, construindo um todo coerente em que as diversas componentes de comunicação se reforçavam mutuamente. Embora a investigação incida essencialmente sobre o período atrás referido, recorreu-se a concretizações do início do Estado Novo, nomeadamente como peças da “Política do Espírito” de António Ferro, para as cotejar com os processos de comunicação e propaganda mais comuns no período do 25 de Abril/PREC. Depois de aprofundar, do ponto de vista teórico, a eficácia das imagens como meio comunicativo em geral, considerando-se o seu poder e influência, descrevendo-se, ainda, algumas ferramentas úteis para a sua interpretação, focar-nos-emos no seu papel determinante como ferramenta de propaganda no contexto político. Com base nesta análise teórica, foram analisados detalhadamente cerca de 150 cartazes e murais criados por diversos partidos muito activos no referido período, procurando identificar estratégias de estética, de comunicação e de galvanização, comuns ou, porventura diferenciadoras, entre os diversos partidos. Quer os cartazes, quer os murais, desempenharam um papel importantíssimo nas acções de propaganda política destes períodos, procurando que numa simples observação, o passante absorva toda a mensagem, ficando motivado para uma adesão imediata aos ideais que se quer transmitir. Para melhor avaliar este aspecto, efectuaram-se várias entrevistas com protagonistas partidários, envolvidos na criação destes meios de propaganda, durante o referido período, que nos transmitiram as estratégias e os processos utilizados. Dar-se-á, ainda, especial atenção ao papel dos “slogans”, ou texto, em geral, quer como complemento imagético, quer actuando autonomamente, seleccionando e analisando alguns exemplos, do seu funcionamento potenciador, referindo também alguns casos, em que a sua utilização poderá ter um papel redutor, no impacto e no horizonte temporal.
The main goal of this work is to analize how diferent imagetic forms of propaganda - posters and murals - were used in the 25th of April of 1974 and PREC (“Revolutionary Process in Progress”) periods, as a way to spread out a specific political ideology. At the same time a global, coherent and reinforcing each other, a set of communication componentes, were envisaged. The investigation will be focused in the Portuguese revolutionary period of the 1974/75 years, but a snapshot of some political propaganda, namely from “Política do Espírito” created by António Ferro in the beginning of “Estado Novo”, will be put in place, envisaging to evaluate possible correlations in objectives, methods and aesthetics. This work will begin by a theoretical investigation about image efficiency in terms of its power and capacity to influence, as well as the way how different Portuguese political parties had taken advantage of these capacities and the different strategies (aesthetic and communicacional methods), they have used. About 150 posters and murals were analized in order to identify the different strategies used by the several political parties to communicate their messages and to stimulate people to join to their ideologies. In order to evaluate this aspect in a better way, several interviews were put in place with political activists of this period, that were involved with the creation of posters and murals. Finally a special attention will be given to the usage of “slogans” or text in general, in order to evaluate their role, either to reinforce or to diminish the impact of the image communication.
URI: http://hdl.handle.net/10362/178207
Designação: Mestrado em História da Arte, especialização em Arte Contemporânea
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado

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