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http://hdl.handle.net/10362/178092| Título: | Relatório de Estágio – Modelação matemática na aprendizagem da proporcionalidade no 9.º ano de escolaridade |
| Autor: | Lopes, Ana Cristina Duarte |
| Orientador: | Rodrigues, Alexandra |
| Palavras-chave: | Proporcionalidade Modelação matemática Conexões matemáticas Tarefas Calculadora gráfica |
| Data de Defesa: | Jul-2024 |
| Resumo: | Neste trabalho são descritas as experiências vivenciadas no ano letivo de 2023/2024 que permitiram
o desenvolvimento de competências no que concerne à prática docente. Na primeira parte focam-se
os aspetos relacionados com a prática letiva, e, na segunda parte a investigação desenvolvida com os
alunos do 9.º ano de escolaridade sobre o processo de aprendizagem no tópico da proporcionalidade,
recorrendo à modelação matemática. O trabalho de investigação teve como objetivo "Compreender o
papel da modelação matemática para a aprendizagem da proporcionalidade" em contexto de sala de
aula, pretendendo-se dar resposta às seguintes questões de investigação:
- Que fases do ciclo da modelação matemática os alunos usaram na realização de cada tarefa?
- Quais as aprendizagens desenvolvidas, no estudo da proporcionalidade, recorrendo à resolução de
tarefas de modelação matemática?
- Qual o impacto da utilização da calculadora gráfica, enquanto ferramenta da aprendizagem do tema
da proporcionalidade?
Existem várias estratégias para abordar este tópico com os alunos, mas no âmbito desta investigação
optou-se por desenvolver tarefas em diferentes contextos, recorrendo à modelação matemática e in-
troduzindo a calculadora gráfica. Partiu-se assim de um problema relativo à compreensão da forma de
aprendizagem dos alunos sobre o tópico da proporcionalidade e realizou-se uma abordagem qualitativa
com um paradigma interpretativo recorrendo a estudos de caso. As técnicas de recolha de dados utili-
zadas foram a observação participante, inquéritos, entrevista semiestruturada individual a alguns alu-
nos, o diário de bordo e a recolha documental. Com esta investigação conseguiu-se perceber que a in-
trodução de tarefas de modelação matemática para situações extramatemáticas com recurso à calcu-
ladora gráfica, aproximou a Matemática à realidade, e, contribuiu de forma positiva para o ensino da
proporcionalidade, fomentando a autonomia dos alunos, desenvolvendo o raciocínio matemático e o
espírito crítico e cooperativo, essenciais à formação dos cidadãos de futuro. This work describes the lived experiences in the 2023/2024 academic year which allowed the development of skills regarding teaching practice. The first part focuses on aspects related to the teach- ing-learning process, and in the second part the research carried out with 9th grade regarding the learning process on the topic of proportionality, using mathematical modelling. The research work aimed to "Un- derstand the role of modelling in learning proportionality" in a classroom context, to answer the following research questions: - What phases of the mathematical modelling cycle did the students use to carry out each task? - What learning was developed in the study of proportionality, using the resolution of mathemati- cal modelling tasks? - What is the impact of using a graphing calculator, as a tool that facilitates learning the topic of proportionality? There are several strategies for approaching this topic with students, but in the scope of this in- vestigation we chose to develop tasks in different contexts, in which mathematical modelling was ap- plied using a graphic calculator. To understand how students learn about the topic of proportionality, a qualitative case study approach was carried out with an interpretative paradigm. The data collection techniques used were participant observation, surveys, individual semi-structured interviews with some students, field notes, and document collection. With this research it was possible to realize that the introduction of mathematical modelling tasks for extra-mathematical situations using the graphing cal- culator, brought Mathematics closer to reality, and contributed positively to the teaching of proportion- ality, fostering the autonomy of students, developing mathematical reasoning, critical and cooperative spirit, essential to the formation of future citizens. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/178092 |
| Designação: | MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Lopes_2024.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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