Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/177708
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Ana Margarida Duarte Brito | - |
dc.contributor.advisor | Lamoni, Giulia | - |
dc.contributor.author | Barcelos, Maria Hoff | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T14:36:08Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T14:36:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/177708 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende explorar como, através do tema da violência, as artistas Ana Mendieta e Letícia Parente utilizaram a arte da performance, entre os anos 1960 e 1980, para questionar os sistemas de opressão e propor abordagens críticas da violência sistemática de regimes autoritários e do sistema patriarcal. A arte da performance tem ligação histórica com os media do teatro e da dança, e no início do século XX, movimentos de vanguarda como o Futurismo e o Dadaísmo e as suas respetivas experimentações tensionaram os limites entre os suportes artísticos, abrindo caminho para o desenvolvimento da arte da performance. No final da primeira metade do século XX, a performance deslocou o seu foco para o corpo, e o medium tornou-se relevante especialmente para as mulheres artistas que procuravam utilizar as suas próprias experiências nas suas obras, abordando a violência sexual e a opressão de género. Particularmente na América Latina, a arte da performance foi utilizada por artistas para refletir sobre a censura estatal, a tortura e a perseguição durante o período em que o continente foi controlado por regimes autoritários. Em diferentes contextos geográficos e culturais, Ana Mendieta (1948-1985) e Letícia Parente (1930-1991) criaram obras de performance registadas em vídeo e fotografia que abordavam a questão da violência, e procuravam chamar a atenção para os seus vários desdobramentos, bem como para formas de resistência. Através de obras como Preparação I (1975), In (1975) de Parente, e Rape Scene (1973) de Mendieta, estas artistas desenvolveram importantes reflexões sobre a violência e os papéis de género, e suas produções as tornaram figuras centrais para a história da arte, que historicamente diminuiu a importância das mulheres artistas e dos seus contributos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This dissertation aims to explore how, through the theme of violence, Latin American women artists such as Ana Mendieta and Letícia Parente used performance art, between the years of 1960 and 1980, to question systems of oppression and offer critical approaches to the systematic violence of authoritarian regimes and the patriarchal system. Performance art has historical ties with the mediums of theater and dance, and in the early 20th century, avant-garde movements such as Futurism and Dadaism and their experimentations blurred the limits between the artistic formats, and paved the way for the development of performance art. Throughout the end of the first half of the century, performance art shifted its focus to the body, and the medium became relevant specially for women artists who were looking to leverage their own experiences into their works, addressing sexual violence and gender oppression. Particularly in Latin America, performance art was applied by artists to reflect on state censorship, torture, and persecution during a period in which the continent found itself controlled by authoritarian regimes. In different Latin-American contexts, Ana Mendieta (1948-1985) and Letícia Parente (1930-1991) created works of performance registered by video and photography which addressed those struggles and sought to bring attention to the different types of violence. Through artworks enacted in a domestic environment, such as Preparação I (1975) and In (1975) by Parente, or performances that approached the subject of rape and sexual violence in an explicit manner, like Rape Scene (1973) by Mendieta, both artists were essential to the development of performance and important figures to the history of art which has historically overlooked the importance of female artists and their contributions. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ana Mendieta | pt_PT |
dc.subject | Letícia Parente | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.subject | Arte latino-americana | pt_PT |
dc.subject | Mulheres artistas | pt_PT |
dc.subject | Violência | pt_PT |
dc.subject | Latin American art | pt_PT |
dc.subject | Women artists | pt_PT |
dc.subject | Violence | pt_PT |
dc.title | A representação da violência sobre os corpos nas obras de performance de mulheres artistas latino-americanas (1960-1980): Ana Mendieta e Letícia Parente | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em História da Arte, especialização em Arte Contemporânea | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203744705 | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Maria_Hoff_Barcelos.pdf | 31,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.