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http://hdl.handle.net/10362/177466
Título: | Do ensino superior para o mundo do trabalho: inserção profissional após a graduação na Universidade Nova de Lisboa |
Autor: | Morais, César Augusto Lima |
Orientador: | Chaves, Luís Miguel da Silva de Almeida |
Palavras-chave: | Graduados do ensino superior Inserção profissional Situação profissional Valores perante o trabalho Satisfação profissional Projetos profissionais e de vida Higher education graduates Professional Insertion Professional situation Work Values Professional and Life Projects |
Data de Defesa: | 25-Out-2024 |
Resumo: | Desde o final do século XX, diversos autores destacam a crescente incerteza e precariedade das transições entre o ensino superior e o mundo do trabalho de jovens recém-graduados. Esta evolução complexifica igualmente outras transições nos seus percursos de vida tradicionalmente associadas a esse processo de inserção profissional.
Entre os anos de 2010 a 2020, período sobre o qual incide a presente análise, este quadro evolutivo geral foi perpassado por uma grave crise económica que, apesar de sentida na globalidade dos Estados-membros da União Europeia, assume particular gravidade nos países do Sul desta união. Em Portugal, registam-se aumentos dos níveis de desemprego, perda de qualidade nos empregos e recrudescem os fluxos emigratórios. Tendências particularmente visíveis junto dos jovens, mesmo entre diplomados do ensino superior, e que têm vindo a ser consideradas centrais para a dilatação relativa das temporalidades de vários marcadores simbólicos da sua passagem para a idade adulta, nomeadamente, a cessação da coresidência com a família, independência financeira, conjugalidade e parentalidade. Acresce, em 2020, o dealbar inesperado de uma crise pandémica suspende a retoma económica e laboral que se registava desde 2015, penalizando sobretudo os trabalhadores mais vulneráveis e os jovens que iniciam o seu processo de inserção profissional.
São, porém, ainda escassas as análises sociológicas orientadas para a recente evolução da situação laboral de jovens recém-graduados do ensino superior português e, mais raras ainda, as que exploram a heterogeneidade deste grupo, particularmente vincada nos últimos anos pelo acentuar dos processos de feminização, abertura a novos públicos e internacionalização deste nível de ensino, mas também do aumento considerável da parcela de mestres e doutorados nas coortes mais recentes. Este projeto analisa dados quantitativos sobre a evolução da situação profissional, entre 2010 e 2020, de sucessivas coortes de licenciados, mestres e doutorados que se graduaram um ano antes na Universidade Nova de Lisboa. Esta análise longitudinal será enquadrada por dados compagináveis relativos a graduados do ensino superior em Portugal e na Zona Euro.
Por outro lado, partindo do pressuposto basilar de que as aspirações e atitudes perante o trabalho constituem mediadores subjetivos centrais na relação que os sujeitos estabelecem com o trabalho e nos projetos profissionais e de vida que elaboram, este projeto pretende também deslindar, através de uma análise qualitativa, quer as matrizes aspiracionais e atitudinais, quer os projetos profissionais e os relativos à independência residencial e económica, conjugalidade e parentalidade, de um grupo de graduados da Universidade Nova de Lisboa entre os observados na análise quantitativa anterior. Até agora, estas temáticas têm sido pouco exploradas em Portugal, assim como nos países do sul da Europa, nos quais os impactos negativos da crise económica e pandémica mais se fizeram sentir. Since the end of the 20th century, several authors have highlighted the growing uncertainty and precariousness of the transitions between higher education and the world of work for young recent graduates. This evolution also complicates other transitions in their life paths traditionally associated with professional insertion process. Between the years 2010 and 2020, the period on which this analysis focuses, this general evolutionary framework was permeated by a serious economic crisis which, despite being felt in all Member-States of the European Union, is particularly serious in southern countries of this union. In Portugal, there are increases in unemployment levels, a loss of quality in jobs and an increase in emigration flows. Trends particularly visible among young people, even between higher education graduates, and which have been considered central to the relative expansion of the temporalities of various symbolic markers of their transition to adulthood, namely, the cessation of co-residence with the family, financial independence, conjugality and parenting. Furthermore, in 2020, the unexpected onset of a pandemic crisis suspends the economic and labour recovery that has been taking place since 2015, particularly penalizing the most vulnerable workers and young people who are beginning their professional insertion process. However, there are still few sociological analyses aimed at the recent evolution of the employment situation of young people recently graduated from Portuguese higher education and, even rarer, those that explore the heterogeneity of this group, particularly highlighted in recent years by the accentuation of feminization processes, opening to new publics and internationalization of this level of education, but also the considerable increase in the share of masters and doctors in the most recent cohorts. This project analyzes quantitative data on the evolution of the professional situation, between 2010 and 2020, of successive cohorts of undergraduates, masters and doctors who graduated one year earlier at Universidade Nova de Lisboa. This longitudinal analysis will be framed by comparable data on higher education graduates in Portugal and the Euro zone. On the other hand, based on the basic assumption that aspirations and attitudes towards work constitute central subjective mediators in the relationship that subjects establish with work and in the professional and life projects they develop, this project also aims to unravel, through an analysis qualitative, both the aspirational and attitudinal matrices, as well as the professional projects and those relating to residential and economic independence, conjugality and parenthood, of a group of graduates from Universidade Nova de Lisboa among those observed in the previous quantitative analysis. Until now, these themes have been little explored in Portugal, as well as in southern European countries, where the negative impacts of the economic crisis and pandemic have been most felt. |
Descrição: | Doutoramento em Sociologia em associação com a Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/177466 |
Designação: | Doutoramento em Sociologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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