Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/177442
Título: | O retrato e os segredos da palavra visual |
Autor: | Vieira, Susana Fina , Rosa |
Palavras-chave: | Linguagem visua Verdade e/ou verosimilhança Pensatividade/emancipação |
Data: | 2020 |
Resumo: | Pela imagem de pensatividade que nos reporta, não deixa o retrato de ser uma linguagem através da qual experimentamos a sensação de voyeurismo. Somos comuns a algo mais; somos um e o Outro. Somos. Entendido assim, o retrato torna-se motivo de uma conceptualização apenas se em presença de um espectador que emancipe por si mesmo uma interpretação. A este propósito não será despiciendo evocar o étimo retractu, enquanto efeito plausível quer de um retraimento, quer de uma remição, sempre em face do valor de uma anterioridade. Quando a imagem se fixa, algo se retira a um antes. Excesso ou inacabamento? Crença ou fingimento? A partir de O espectador emancipado de Rancière e das noções de verdade e verosimilhança, e em confronto com o literário, ensaiaremos uma hipótese de leitura que entenderá ambos — o retrato e o texto — como uma linguagem visual fixando a totalidade ou o fragmento de algo. Para o efeito, e fundamentando a nossa análise, mencionaremos o trabalho de Barthes, Correia, Deleuze & Guattari, Ricoeur, Todorov e Ramos Rosa, além do próprio autor (Rancière) de que partirá o nosso argumento. |
Descrição: | UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/177442 |
DOI: | https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.30173 |
ISSN: | 2358-9566 |
Aparece nas colecções: | FCSH: IELT - Artigos em revista internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
iana-c_22_-_Clipe_-_Susana_Vieira_e_Rosa_Fina_-_O_retrato_e_os_segredos_da_palavra_visual.pdf | 230,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.