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http://hdl.handle.net/10362/177441Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Vieira, Susana | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-14T21:23:36Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-14T21:23:36Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.issn | 2693-9231 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 106203131 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 8652f2d3-13b4-4c85-8c13-411578067eef | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/177441 | - |
| dc.description | UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020 | - |
| dc.description.abstract | O ensaio propõe, a partir de “Exortação à entrada do poeta em abril” e “Incitação lírica ao crime legítimo” de Maria Velho da Costa, abordar a temática da voz que, de silenciada, reage a um corpo condicionado pela “censura e ditadura” (Censorship and Dictatorship). Estes textos-corpo(s), escritos no limiar, fazem-nos refletir sobre o indivíduo, que se sabe numa frágil e incerta dimensão entre-tempos. O abismo agudiza-se no testemunho de Português, trabalhador, doente mental (da mesma autora) e encontra analogia na distorção da figura humana de Francis Bacon, acentuando a necessidade de regresso ao grito primordial — ponderação sobre a violência íntima, a sublinhar o valor e a redefinir a noção de liberdade enquanto ideia de libertação. Confrontar o texto de Maria Velho da Costa com a imagem de Francis Bacon — análise suportada teoricamente por Didi-Huberman e Barthes — permite conceptualizá-lo como imagem de um corpo, primeiro, em sofrimento, depois, em fruição de um prazer enquanto traço distintivo de uma mudança assinalada por experimentalismos que se plenificam numa sem-forma. O seu poder anímico provocará um efeito de Verfremdung que nos levará a pensar a deformidade como um processo censório feito de fora para dentro, pois distorcer o corpo-língua é uma forma de censurar a ditadura e denunciar a censura. Pela audácia de expor o medo e a culpa, Maria Velho da Costa constrói um corpo que, alheio a uma ideia normativa e desvestido do “colete imposto à sintaxe”, articula-se numa anatomia diferente, que não dite, mas igualmente não guarde. Sendo o texto-corpo-imagem desmembrado, refletiremos sobre a relevância e o ressignificado da ideia de fragmento, como repercutente potencial de uma voz até então silenciada. | en |
| dc.format.extent | 10 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00657%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00657%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Maria Velho da Costa | - |
| dc.subject | Ditadura | - |
| dc.subject | Francis Bacon | - |
| dc.subject | SDG 16 - Peace, Justice and Strong Institutions | - |
| dc.title | Está aqui um grito | - |
| dc.type | article | - |
| degois.publication.firstPage | 216 | - |
| degois.publication.lastPage | 225 | - |
| degois.publication.title | Tinta | - |
| degois.publication.volume | 1 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | De uma voz perdida a um corpo em devir | - |
| dc.contributor.institution | Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IELT - Artigos em revista nacional com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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