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http://hdl.handle.net/10362/177397
Título: | No Reino dos Fonemas. Um Jogo Sério para estimulação do desenvolvimento do princípio alfabético |
Autor: | Pinto, Miguel Ramos Couto |
Orientador: | Rosas, João Trindade, Fátima |
Palavras-chave: | Jogos Sérios Princípio Alfabético Unity Aprender a Escrever e Ler |
Data de Defesa: | Abr-2024 |
Resumo: | Na atualidade, as crianças portuguesas têm cada vez mais dificuldades na leitura e na
escrita. Isto deve-se, não só a possíveis dificuldades de aprendizagem mas ao facto de os
alunos se encontrarem desinteressados e desmotivados nas aulas. Este problema na leitura
e na escrita veio a agravar-se ao longo dos anos, especialmente com a pandemia COVID-19.
Professores e psicólogos infantis afirmam que para o ensino das novas gerações, as novas
tecnologias têm de ser, de forma responsável, incorporadas no ensino.
O domínio dos jogos já foi muito expandido, podendo resolver problemas sérios, como
questões médicas e educativas. Com as dificuldades na leitura e na escrita em mente,
procurou-se desenvolver um jogo sério/educativo que visa auxiliar a aprendizagem da
leitura e da escrita enquanto os alunos se encontram numa fase inicial de aprendizagem.
O jogo sério desenvolvido, ’No Reino dos Fonemas’, estimula o desenvolvimento do
princípio alfabético, de modo a que os alunos consigam aprender as letras do alfabeto e
os respetivos sons. Este jogo apresenta uma estrutura onde, em cada nível, são ensinados
os grafemas e os fonemas de uma letra específica.
De modo a garantir que o jogo esteja apto a resolver o problema descrito, dificuldade na
leitura e na escrita, estabeleceram-se requisitos que o jogo deve cumprir. Após a conclusão
do jogo realizou-se uma verificação, assegurando que os requisitos tinham sido cumpridos.
Depois da verificação, procedeu-se à validação do jogo. Esta consistiu numa atividade
com alunos do primeiro ano de escolaridade. Neste grupo de alunos encontravam-se
alunos com certas dificuldades na aprendizagem, como por exemplo o Autismo. No
processo de validação realizaram-se fichas sobre as vogais e jogou-se os níveis das vogais
do jogo. Os resultados da validação foram positivos e os alunos apresentaram melhoria
no seu conhecimento sobre as vogais. Adicionalmente, recolheu-se a opinião dos alunos
e das professoras sobre o jogo. Os primeiros informaram que gostaram muito do jogo,
que aprenderam e que gostavam de continuar a jogar. As professoras afirmaram que
a atividade tinha corrido bem, utilizariam o jogo como ferramenta de ensino e que o
recomendariam a outros professores do primeiro ano de escolaridade. In the present day, Portuguese children are facing increasing difficulties in reading and writing. This is not only due to possible learning difficulties but also to the fact that students are disinterested and unmotivated in classes. This problem in reading and writing has worsened over the years, especially with the COVID-19 pandemic. Teachers and child psychologists state that for the education of the new generations, new technologies must be responsibly incorporated into teaching. The domain of games has already been greatly expanded, being able to address serious issues such as medical and educational problems. With difficulties in reading and writing in mind, efforts have been made to develop a serious/educational game aimed at assisting in the learning of reading and writing while students are in an early learning phase. The serious game developed, ’No Reino dos Fonemas’, stimulates the development of the alphabetic principle, so that students can learn the letters of the alphabet and their respective sounds. This game presents a structure where, in each level, the graphemes and phonemes of a specific letter are taught. In order to ensure that the game is able to address the described problem of difficulty in reading and writing, requirements that the game must meet were established. After completing the game, a verification was conducted to ensure that the requirements had been met. Following the verification, the game was validated. This involved an activity with first-grade students. In this group of students, there were students with certain learning difficulties, such as Autism. In the validation process, worksheets on vowels were completed, and the vowel levels of the game were played. The validation results were positive, and students showed improvement in their knowledge of vowels. Additionally, feedback was collected from the students and teachers about the game. The students reported that they liked the game very much, learned from it, and would like to continue playing. The teachers stated that the activity had gone well, they would use the game as a teaching tool, and would recommend it to other first-grade teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/177397 |
Designação: | MESTRADO EM ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES |
Aparece nas colecções: | FCT: DEE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pinto_2024.pdf | 24,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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