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http://hdl.handle.net/10362/176521Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Raimundo, Luís | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-18T18:22:13Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-18T18:22:13Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 104535416 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 42aef6d4-dadc-44f7-b527-a541b8ea6f38 | - |
| dc.identifier.other | ORCID: /0000-0003-1712-6358/work/173600854 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/176521 | - |
| dc.description | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 | - |
| dc.description.abstract | A 20 de abril de 2001, o célebre compositor e maestro Giuseppe Sinopoli (1946-2001) sofreu um colapso cardíaco enquanto dirigia a orquestra da Deutsche Oper, em Berlim,falecendo nessa mesma noite. Foi este prematuro e inesperado desaparecimento que motivou a composição da peça orquestral Memorial (2001) de Peter Ruzicka (n. 1948), uma homenagem fúnebre dedicada ao colega e amigo de longa data. Essencialmente, esta composição é uma expressão musical representativa dos momentos finais de Sinopoli, baseada em doze ‘pilares harmónicos’, que vão sofrendo ligeiras metamorfoses a cada aparição, cuja presença obsessiva baliza a cronologia de Memorial, criando extensos espaços vazios entre si, como se se tratasse de movimentos respiratórios dispneicos e arrastados. Focando-se nos aspectos texturais, um dos elementos mais marcantes de Memorial, esta comunicação revelará a estrutura interna dos ‘pilares harmónicos’, expondo as diversas microtexturas que os compõem, e de que formas estas contribuem para a forma e densidade geral de cada um destes doze eventos texturais. Neste sentido, as microtexturas serão pespectivadas sob um prima taxonómico, e quantitativamente avaliadas quanto à sua densidade vertical – baseadas nas respectivas estruturas intervalares, registo e instrumentação - e horizontal, ou seja, quanto ao seu grau de movimento no tempo. Será ainda explorada a relação entre estes densos agregados enquanto elementos delineadores da estrutura formal da obra. Por último, será especulada a relação entre os ‘pilares harmónicos’ e os movimentos respiratórios agonizantes de ‘bradipneia’, da ‘respiração de Biot’ ou de ‘Cheyne-Stokes’. | en |
| dc.format.extent | 11 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00693%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00693%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Texturas | - |
| dc.subject | Morte | - |
| dc.subject | Peter Ruzicka | - |
| dc.subject | Python | - |
| dc.subject | Espectro | - |
| dc.subject | Orquestra | - |
| dc.title | Texturas Ante Mortem na composição orquestral Memorial, de Peter Ruzicka | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.title | CESEM ANNUAL MEETING ENCONTRO ANUAL DO CESEM | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.contributor.institution | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LivroResumosEAC_LuisRaimundo.pdf | 75,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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