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dc.contributor.authorRaimundo, Luís-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:22:13Z-
dc.date.available2024-12-18T18:22:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.otherPURE: 104535416-
dc.identifier.otherPURE UUID: 42aef6d4-dadc-44f7-b527-a541b8ea6f38-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0003-1712-6358/work/173600854-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/176521-
dc.descriptionUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020-
dc.description.abstractA 20 de abril de 2001, o célebre compositor e maestro Giuseppe Sinopoli (1946-2001) sofreu um colapso cardíaco enquanto dirigia a orquestra da Deutsche Oper, em Berlim,falecendo nessa mesma noite. Foi este prematuro e inesperado desaparecimento que motivou a composição da peça orquestral Memorial (2001) de Peter Ruzicka (n. 1948), uma homenagem fúnebre dedicada ao colega e amigo de longa data. Essencialmente, esta composição é uma expressão musical representativa dos momentos finais de Sinopoli, baseada em doze ‘pilares harmónicos’, que vão sofrendo ligeiras metamorfoses a cada aparição, cuja presença obsessiva baliza a cronologia de Memorial, criando extensos espaços vazios entre si, como se se tratasse de movimentos respiratórios dispneicos e arrastados. Focando-se nos aspectos texturais, um dos elementos mais marcantes de Memorial, esta comunicação revelará a estrutura interna dos ‘pilares harmónicos’, expondo as diversas microtexturas que os compõem, e de que formas estas contribuem para a forma e densidade geral de cada um destes doze eventos texturais. Neste sentido, as microtexturas serão pespectivadas sob um prima taxonómico, e quantitativamente avaliadas quanto à sua densidade vertical – baseadas nas respectivas estruturas intervalares, registo e instrumentação - e horizontal, ou seja, quanto ao seu grau de movimento no tempo. Será ainda explorada a relação entre estes densos agregados enquanto elementos delineadores da estrutura formal da obra. Por último, será especulada a relação entre os ‘pilares harmónicos’ e os movimentos respiratórios agonizantes de ‘bradipneia’, da ‘respiração de Biot’ ou de ‘Cheyne-Stokes’.en
dc.format.extent11-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00693%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00693%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTexturas-
dc.subjectMorte-
dc.subjectPeter Ruzicka-
dc.subjectPython-
dc.subjectEspectro-
dc.subjectOrquestra-
dc.titleTexturas Ante Mortem na composição orquestral Memorial, de Peter Ruzicka-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.titleCESEM ANNUAL MEETING ENCONTRO ANUAL DO CESEM-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais

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