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http://hdl.handle.net/10362/176126
Título: | Mobilidade Urbana e a Perspetiva do Peão: Estudo de Caso do Percurso Pedonal em Alcântara |
Autor: | Souza, Diógenes Oliveira de |
Orientador: | Sousa, João |
Palavras-chave: | Urbanismo sustentável transporte público nó de transportes perspetiva dos peões percurso pedonal mobilidade urbana |
Data de Defesa: | Nov-2023 |
Resumo: | Os desafios da mobilidade urbana nas cidades tem sido o foco do urbanismo sustentável,
principalmente devido às alterações climáticas. Tais desafios estão presentes na cidade de Lisboa,
destacando-se a importância da articulação modal e das interfaces de transporte, como é o caso do nó
de Alcântara-Terra.
Algumas importantes ferramentas e elementos foram utilizados, tais como, trabalhos de campo,
questionários e estudos de caso, coletando dados importantes sobre as experiências e opiniões dos
utilizadores em relação à mobilidade urbana local, considerando a procura, desafios e expectativas.
Lisboa possui uma variedade de transportes públicos, como metro, elétricos, autocarros, barcos
e comboios. Todos estes meios de transporte podem ser acedidos de forma integrada, através dos
novos passes metropolitanos, incentivando o uso do transporte público, reduzindo o tráfego e as
emissões poluentes.
O nó de Alcântara-Terra é descrito como uma interface de 1º nível, conectando várias partes da
cidade e oferecendo uma variedade de modos de transporte público. No entanto, os pedestres
enfrentam dificuldades, como a presença de vias de trânsito rápido, falta de passeios seguros e abrigos
de autocarros inadequados.
Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de investir no transporte público e melhorar as
infraestruturas e a integração entre os modos de transporte. O estudo busca contribuir para o
desenvolvimento sustentável da cidade, promovendo uma mobilidade urbana mais eficiente e uma
melhor qualidade de vida para os cidadãos. Isso requer políticas públicas efetivas, investimentos
contínuos em transporte público e infraestrutura adequada, visando atender às necessidades e
preferências dos usuários e tornar Lisboa uma cidade mais amigável, inclusiva e sustentável. The challenges of urban mobility in cities have been the focus of sustainable urbanism, mainly due to climate change. Such challenges are present in the city of Lisbon, especially in the various transport nodes, such as the Alcântara-Terra node. Some important tools and elements were used, such as case studies, diagnosis and questionnaires, collecting important data about users' experiences and opinions regarding local urban mobility, considering their demands, challenges and expectations. Lisbon has a variety of public transport, such as metro, trams, buses, boats and trains. All these means of transport can be accessed in an integrated way, through the new metropolitan passes, encouraging the use of public transport, reducing traffic and polluting emissions. The Alcântara-Terra node is described as a 1st level interface, connecting various parts of the city and offering a variety of modes of public transport. However, pedestrians face difficulties, such as the presence of fast lanes, lack of safe sidewalks and inadequate bus shelters. The survey results indicate the need to invest in public transport and improve infrastructure and integration between modes of transport. The study seeks to contribute to the sustainable development of the city, promoting more efficient urban mobility and a better quality of life for citizens. This requires effective public policies, continuous investments in public transport and adequate infrastructure, aiming to meet the needs and preferences of users and make Lisbon a more friendly, inclusive and sustainable city. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/176126 |
Designação: | MESTRADO EM URBANISMO SUSTENTÁVEL E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO |
Aparece nas colecções: | FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Souza_2023.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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