Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/174970
Título: Antecedentes do uso de redes sociais e seu impacto nas emoções negativas e no bem-estar dos indivíduos
Autor: Gonçalves, Ricardo Manuel Alves
Orientador: Rohden, Simoni Fernanda
Palavras-chave: Tecnologia
digital
marketing digital
redes sociais
efeitos negativos da tecnologia
SDG 3 - Good health and well-being
SDG 8 - Decent work and economic growth
SDG 9 - Industry, innovation and infrastructure
Data de Defesa: 30-Out-2024
Resumo: A evolução tecnológica que temos assistido tem conduzido a alterações significativas no setor produtivo e dos serviços, nos negócios e na gestão empresarial, na comunicação e interação entre as pessoas, observando-se neste contexto um incremento do digital anunciado como vantagem competitiva e facilitadora do acesso à satisfação das necessidades da economia e da sociedade. Contudo a utilização excessiva da tecnologia pode produzir efeitos negativos na vida e saúde dos utilizadores, sendo com este desígnio que desenvolvemos este estudo com o objetivo de investigar as consequências emocionais negativas que o uso indiscriminado das redes sociais pode gerar nos indivíduos e explorar a relação de algumas características sociodemográficas e económicas com este tipo de comportamento. Para o efeito, a pesquisa assentou fundamentalmente na revisão da literatura e na aplicação de um questionário aos internautas construído com base na literatura da especialidade, sendo definida uma amostra não probabilística por conveniência, obtendo-se 282 respostas válidas. Dos resultados do estudo, ressaltam fundamentalmente as confirmações de que a idade dos utilizadores tem influência na frequência de uso das redes sociais, o hábito de consumo de um grupo próximo influencia positivamente as preferências de outros usuários das redes sociais, e a intensidade de uso das redes sociais aumenta não apenas as emoções negativas sentidas pelo usuário, mas também influencia negativamente o seu bem-estar.
Descrição: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Data Driven Marketing, specialization in Marketing Intelligence
URI: http://hdl.handle.net/10362/174970
Designação: Mestrado em Marketing Analítico, especialização em Inteligência de Marketing
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Marketing Analítico (Data-Driven Marketing)

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