Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/174059
Título: | Evolution and adoption of FinTechs in the Portuguese Banking System |
Autor: | Mariana Lima de Andrade |
Orientador: | Moura, Miguel |
Palavras-chave: | Portugal regulação tecnologia Fintech Setor Bancário Inovação Setor de Pagamentos Banking sector Innovation Regulation Payment sector Technology |
Data de Defesa: | 28-Jul-2024 |
Resumo: | Os mercados financeiros mudaram dramaticamente com o aparecimento de novas tecnologias e, sem exceção, o sistema bancário também mudou. Ao longo desta tese, foi analisada a relação entre diversas variáveis e a decisão de um indivíduo tornar-se cliente FinTech, bem como a regulamentação do setor bancário e das FinTechs que atuam principalmente no setor de pagamentos. FinTechs são empresas que combinam finanças e tecnologia nos seus produtos e serviços. O objetivo desta tese é compreender melhor a entrada e adoção das FinTechs no setor bancário português e a respetiva regulação (evolução, limitações e expectativas).
O enquadramento regulatório português relativo aos mercados financeiros é realizado a diferentes níveis: nível nacional, europeu e internacional. Após a crise financeira de 2008, houve uma mudança na regulamentação com novos e mais rigorosos quadros regulamentares. No entanto, o sector continua insuficientemente regulado devido à dificuldade das autoridades reguladoras em acompanhar o ritmo muito rápido da evolução do sector. Este fenómeno é chamado de desconexão regulatória. Para superar este problema, os reguladores estão a tentar promover regulações mais flexíveis e promover soluções inovadoras, tais como regulatory sandboxes e inovation hubs. Por último, no setor de pagamentos, o novo pacote legislativo da União Europeia (PSD III e PSR) é visto de forma positiva para mitigar alguns problemas no setor.
Com base em uma amostra de 225 respostas válidas, foram realizados testes estatísticos. Foi realizado um teste estatístico preliminar (Alfa de Cronbach) para determinar se todas as variáveis eram internamente consistentes, o que permitiu ajustar o modelo. Com o modelo refinado, foram realizados testes de correlação de Pearson e testes de independência através da Qui-quadrado para explorar as relações entre as variáveis, ambos os testes apoiaram os mesmos resultados. Idade (negativamente), experiência em instituições financeiras (positivamente), facilidade de uso (positivamente), serviços oferecidos (positivamente) e apoio governamental (positivamente) demonstraram correlações estatisticamente significativas com um indivíduo ser cliente de FinTechs. Financial markets have changed dramatically with the emergence of new technologies, and, without exception, the banking system has also changed. Throughout this thesis, it was analyzed the relationship between several variables with the decision of an individual to become a FinTech client, as well as the regulations on the banking sector and on FinTechs which primarily engage in the payment sector. FinTechs are firms which combine finance and technology in their products and services. The objective of this thesis is to better understand the entrance and adoption of FinTechs in the Portuguese banking sector and the respective regulation (evolution, limitation, and expectations). The Portuguese regulatory landscape concerning financial markets is multi-layered: national, European, and international layers. Following the global financial crisis of 2008, there was a shift in regulation as new and stricter regulatory frameworks emerged. However, the sector continues to be underregulated due to the difficulty of regulatory authorities to keep up the very quick pace of the evolution on the sector. This phenomenon is called regulatory disconnection. To overcome this problem, regulators are trying to have more flexibility regulations and promote innovative solutions, such as regulatory sandboxes and innovation hubs. Lastly, on the payment sector, the new EU legislation package (PSD III and PSR) are seen positively to mitigate some problems in the sector. Based on a sample of 225 valid answers, statistical tests were conducted. A preliminary statistical test (Cronbach’s Alpha) was performed to determine if all variables were internally consistent, this allowed to tune the model. With the model refined, a Pearson Coefficient of Correlation and Chi-square independency tests were performed to explore the relationships between variables, both tests supported the same findings. Age (negatively), experience in financial institutions (positively), Ease of use (positively), services offered (positively), and government support (positively) were found to be statistically significantly correlated with an individual becoming a FinTech client. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/174059 |
Designação: | Direito e Mercados Financeiros |
Aparece nas colecções: | FD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evolution and adoption of FinTechs in the Portuguese Banking System - Mariana Lima de Andrade- 8218.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.