Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/17368
Título: Portugal (1928-1968) : Um Filme de J. Leitão de Barros
Autor: Pinto, Afonso Manuel Freitas Cortez
Orientador: Brito, Margarida Acciaiuoli de
Palavras-chave: Leitão de Barros
Montagem
Propaganda
Identidade Nacional
S.P.N./S.N.I.
Estado Novo
Artes Gráficas
Albuns Fotográficos
Cinema Português
Comemorações
Montage
National Identity
Graphic Arts
Photo-books
Portuguese Cinema
Celebrations
Data de Defesa: 2015
Resumo: A presente tese analisa os discursos visuais do Estado Novo tal como concebidos por Leitão de Barros sob a forma de revistas ilustradas, álbuns fotográficos, filmes, reconstituições históricas e exposições. Tomando 1928 como ponto de partida, por ser esse o ano em que a imagem deixa de ser meramente ilustrativa para tornar-se um modo de narrar acontecimentos, factos e ideias, damos conta dos principais inovações técnicas (reprodução) e conceptuais (montagem), bem como das possibilidades abertas por essa inversão de paradigma. Centrando-nos em particular sobre o período da ditadura e do Estado Novo, atentamos às apropriações e encomendas das imagens pelo regime. Seguiremos as várias fases de desenvolvimento desse processo – concepção, construção, activação e recepção –, dando sempre enfâse ao diálogo que se estabelece entre as novas formas artísticas e as novas ideologias. Estabelecendo essas práticas e objectos como complemento e alternativa aos discursos escritos, orais e outras formas de comunicação propagandística restritas a determinados sectores e à capital, procuramos compreender de que maneira se procedeu à esteticização da política e à folclorização do país e se traduziram visualmente ideias de nação e identidade nacional. Concomitantemente recuamos ao século XIX e ao país idealizado por Teófilo Braga, Alexandre Herculano e Almeida Garrett, para averiguar como os esquemas mentais e os modelos pictóricos e pitorescos de oitocentos são fundadores do que virão a ser as imagens que trabalhamos. Interessa-nos, em suma, ver como e que Portugal se mostrou aos portugueses e porquê, como se inventaram tradições e se realizou uma nação e um regime político como se se tratassem de um filme.
This dissertation looks at the visual discourse of the Estado Novo as envisioned by Leitão de Barros, in the form of illustrated magazines, photo albums, films, historical re-enactments and exhibitions. Starting our analysis in 1928, due to the fact that this is the year in which image ceases to be simply illustrative and becomes a means of narrating events, facts and ideas, we identify the main technical innovations (reproduction) and conceptual innovations (montage), as well as the possibilities arising from this paradigm shift. Focusing in particular on the Estado Novo and the dictatorial period, we pay close attention to the appropriation and demand for images by the regime. We shall follow the many development stages of this process - concept, construction, activation and reception -, underlining the dialogue established between new art forms and new ideologies. Setting these practices and objects as complementary and alternative to written or oral speeches and other forms of propaganda, limited to certain sectors and to the capital (Lisbon), we seek to understand how the aestheticization of politics and the folklorization of the country came to be, and how the ideas of "nation" and "national identity" were visually translated. Concurrently, we go back to the 19th century and to the country idealized by Teófilo Braga, Alexandre Herculano and Almeida Garrett, to assess how mental schema and the pictorial and picturesque models of that century are the cornerstones of the images that we will be studying. In sum, we are interested in understanding how Portugal revealed itself to the Portuguese people and the reasons behind this, how traditions were invented and how a nation and a political regime were directed, as if in a film.
Descrição: Apoio financeiro da FCT e do FSE no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio
URI: http://hdl.handle.net/10362/17368
Designação: Doutoramento em História da Arte Contemporânea
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Portugal (1928-1968).pdf18,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.