Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/171761
Título: O património em direto: produção de visibilidade e itinerários do popular
Outros títulos: Heritage live: Producing visibility and touring the popular
Autor: Horta, Arlindo Jesus Marques
Orientador: Costa, Catarina Sousa Brandão Alves
Leal, João Aires de Freitas
Palavras-chave: Património
Cultura popular
Imagem
Média
Visibilidade
Televisão
Antropologia dos média
Turismo
Indicações Geográficas e Produtos DOP
Queijo Serra da Estrela
Antropologia visual
Data de Defesa: 3-Jul-2024
Resumo: Esta tese analisa a articulação entre a itinerância de um programa de televisão semanal, Somos Portugal, emitido em direto na estação privada nacional TVI desde 2012, e as estratégias autárquicas de produção de visibilidade, que envolvem um conjunto de feiras locais integradas em processos recentes de emblematização dos lugares, e que são ancoradas por ideias informais de cultura popular, tradição ou património imaterial. A partir do conceito de visibilidade, discute-se de que modo a televisão, enquanto média associado ao centro simbólico e político da nação, participa ativamente nestas estratégias locais para inscrever “o lugar” em amplos espaços visíveis, nacionais e globais, e como nesse processo mobiliza repertórios de “cultura popular” com distintos graus de prestígio que divergem das táticas localistas e emaranham as narrativas do popular em modelos mais vernaculares de celebrar a portugalidade. Discute-se de que forma as autarquias estão enredadas na necessidade contínua de produzir presença, num mercado global de imagens em permanente circulação, ao qual conseguem aceder invocando o discurso moral da publicidade, tendo por pretexto um território tornado mercadoria por via do turismo e/ou da ambição turística. Enquanto discurso moral, o turismo permite “dar a ver” os territórios do chamado “interior” como “territórios bons”, contestando visibilidades negativas induzidas pelos média informativos. Por sua vez, o estudo de caso das políticas de visibilidade elaboradas pelas autarquias de Oliveira do Hospital e de Celorico da Beira em torno do Queijo Serra da Estrela como produto DOP (Denominação de Origem Protegida), procura demonstrar como estas políticas são construídas envolvendo atores locais que articulam os seus interesses e se envolvem no desenho das mesmas, embora com distintos graus de ambição ou agencialidade, mas nem por isso retiram dessa participação ou dessas políticas de visibilização uma melhoria efetiva das fragilidades estruturais que marcam a sua atividade económica. Por fim, a tese sublinha a ideia de visibilidade enquanto prática social conscientemente articulada entre vários agentes, individuais e coletivos, e demonstra como os espaços do visível se têm transformado em arenas contemporâneas de competição pela atenção, numa lógica de crescente mercadorização.
This thesis analyzes the link between the itinerancy of a weekly television show, Somos Portugal, a live broadcast on a national private station, TVI, since 2012, and local strategies for producing visibility on the part of municipalities, involving local fairs that are integrated in processes of place objectification, and which are anchored on informal ideas of folk culture, tradition or intangible heritage. Based on the concept of visibility, we discuss how television, as a media associated with the symbolic and political center of the nation, actively participates in these local strategies to inscribe "the place" in wide visible spaces, the nation and the global, and how it mobilizes, in the process, repertoires of "popular culture" with different degrees of prestige, which diverge from the local tactics and entangle the popular narrative in other, more vernacular, models of celebrating Portugueseness. It discusses how local authorities are entangled in the continuous need of producing presence in a global market of permanent circulating images. A market they can only access by invoking the moral discourse of advertising, under the pretext of a territory turned commodity through tourism and/or tourist ambition. As a moral discourse, tourism makes it possible to "show" the territories of the so-called "interior" as "good territories", contesting the negative visibilities induced by the news media. The case study of visibility policies drawn up by the Oliveira do Hospital and Celorico da Beira municipalities around Serra da Estrela Cheese as a PDO (Protected Designation of Origin) product, seeks to demonstrate how these policies are constructed involving local actors who articulate their interests and get involved in its design, albeit with varying degrees of ambition or agency, but who do not therefore derive from this participation or these visibility policies an effective improvement in the structural shortcomings of their economic activity. Finally, the thesis highlights the idea of visibility as a social practice consciously articulated between various agents, both individual and collective, and demonstrates how the spaces of the visible have been transformed into contemporary arenas of competition for attention, in a logic of increasing commodification.
Descrição: Em parceria com Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
URI: http://hdl.handle.net/10362/171761
Designação: Doutoramento em Antropologia, especialidade em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia
Aparece nas colecções:FCSH: DA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento_Arlindo_Marques_Horta.pdf73,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.