Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/170948
Título: As relações luso-asiáticas e o seu reflexo na produção e no consumo dos têxteis de aparato na sociedade portuguesa (séculos XVI-XVIII) – Aproximação a uma produção específica: As colchas de motivos botânicos ao modo da Índia e da Pérsia
Autor: Ferraz, Ana Isabel Franco Barros Graça Delgado
Orientador: Campos, Alexandra Curvelo da Silva
Ferreira, Maria João Pacheco
Palavras-chave: Ásia
Europa
Portugal
Têxteis de aparato
Interiores domésticos
Estatuto social
Encomendas
Produção
Consumo
Relações luso-asiáticas
Redes comerciais
Globalização
Idade Moderna
Asia
Europe
Luxury textiles
Indoor environments
Social statute
Goods’ commissions
Production
Consumption
Connections between Asia and Portugal
Trade networks
Globalization
Early Modern Age
Data de Defesa: 17-Jul-2024
Resumo: A chegada dos Portugueses ao Índico (1498) e o processo de interculturalidade daí decorrente, contribuíram para o aparecimento de uma nova cultura material e visual, fenómeno este que assumiu diferentes matizes numa progressiva escala mundial. As rotas comerciais que conectavam Goa e Lisboa permitiram a chegada ao Reino de uma série de bens e produtos, entre os quais se encontravam os têxteis asiáticos, fáceis de transportar a bordo das naus, de grande impacto visual, e passíveis de múltiplas utilizações. A par de uma elite estabelecida, uma nova classe emergente, enriquecida pelo lucro resultante do comércio de produtos asiáticos transportados pela Carreira da Índia, encontrou nos têxteis de aparato asiáticos e luso-asiáticos, uma oportunidade para demonstrar a sua riqueza, exibindo-os nas suas casas, no sentido de alcançar prestígio, e o tão desejado estatuto social. Com a introdução dos têxteis de aparato de origem asiática num maior número de interiores domésticos, começam a surgir, em função das matérias-primas disponíveis, produções nacionais neles inspiradas, de que são exemplo os tapetes de Arraiolos, as colchas de Castelo Branco, as Chitas de Alcobaça, as colchas da “oficina de Lisboa” e outras produções ainda pouco estudadas. Com a presente dissertação pretendemos analisar as alterações verificadas na sociedade portuguesa após 1498, ao nível do consumo dos têxteis de aparato, tentando identificar preferências de gosto, assim como os principais centros de produção nacionais e ultramarinos, numa tentativa de mapear as redes de circulação e receção desses bens. Através do levantamento realizado identificamos uma nova tipologia de “têxteis de aparato”, fruto do encontro das culturas europeia e asiática, que se encontrava em circulação em Portugal na Idade Moderna, que iremos descrever e analisar na dissertação, abrindo, desta forma, caminho para o seu estudo mais aprofundado.
In 1498, when the Portuguese crossed the Indian Ocean, it sparked an intercultural process that brought a new material and visual culture. This phenomenon had varying impacts on a global level. The trade routes that connected Goa and Lisbon facilitated the arrival of several goods and products to the Kingdom. Among them were the Asian textiles that were easy and flexible to transport aboard ships and had a significant visual impact. Besides the established elite, a new group of people arose, and they became wealthy through Carreira da India's trade of Asian goods. They saw an opportunity to flaunt their riches and gain prestige by displaying Asian and Portuguese-Asian luxury textiles in their homes. Consequently, Asian luxury textiles became more common in indoor settings. Depending on the availability of raw materials, domestic productions inspired by these textiles began to appear. These included the Arraiolos rugs, Castelo Branco bedspreads, Alcobaça Chitas, "Lisbon workshop" bedspreads, and other productions that have not yet been studied. This dissertation aims to analyse the changes that took place in Portuguese society after 1498 regarding the consumption of luxury textiles. We will identify taste preferences, as well as the leading national and overseas production centers, in an attempt to map the circulation and reception networks of these goods. Through the survey, we identified a new type of "luxury textiles" resulting from the union of European and Asian cultures, which probably emerged around the same time as the Castelo Branco, Arraiolos, and other productions of the "Lisbon Workshop" that were circulating in Portugal during the early Modern Age, which we will describe and analyze in the dissertation, paving the way for its further study.
URI: http://hdl.handle.net/10362/170948
Designação: Mestrado em História da Arte
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Ana_Delgado_Ferraz.pdf18,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.