Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/169650
Título: SOLUÇÕES DE ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA EM MEIO URBANO; Caso de Estudo do Prolongamento das Linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa; Lote 2
Autor: Santos, Robin Lopes dos
Orientador: Almeida, José
Cabral, Nídia
Palavras-chave: Contenção periférica
Parede moldada
Estaca
Escavação em meio urbano
Data de Defesa: Dez-2023
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo uma obra de escavação relacionada com a empreitada do Prolongamento das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa, Lote 2: Execução dos Toscos entre a Estação Santos e o Término da Estação Cais do Sodré, PK 1+319,729 ao PK 1+984,273. Devido à sua profundidade, elevada complexidade e localização em contexto urbano, esta obra requer a execução de contenções especiais que possibilitarão uma escavação segura e eficiente. O projeto inclui a execução de um poço de ataque em Santos (poço principal), um pe- queno trecho de túnel utilizando a metodologia NATM (New Austrian Tunneling Method) e uma trincheira ou galeria a céu aberto (Cut & Cover) fará a ligação à estação do Cais do Sodré, sendo esta última a parte do traçado mais extensa. Nesta dissertação apresentam-se a descrição geral da obra e os enquadramentos geográ- fico, geológico, com a descrição das unidades litoestratigráficas e hidrogeológicas, bem como os indicadores geotécnicos das zonas intervencionadas e intercetadas pelas estruturas de con- tenção. Serão também descritas as várias metodologias de execução das diferentes contenções utilizadas, com especial ênfase na execução da parede moldada empregada na escavação a céu-aberto em trincheira. Todas as intervenções de escavação necessitam de contenções periféricas bem projeta- das, entre as quais se destacam parede moldada, estacas, ancoragens, microestacas e prega- gens. Estes métodos serão descritos de acordo com a execução adotada pelo departamento de Fundações Especiais da Mota-Engil, Engenharia e Construção S.A. Também serão apresenta- dos os processos que antecedem a execução destes métodos. A presente dissertação dará maior foco à execução da trincheira, particularmente das paredes moldadas. Será apresentado um capítulo dedicado às dificuldades resultantes das condições geológicas e às soluções adotadas para ultrapassar esses desafios.
The present dissertation focuses on the execution of a deep excavation project in an ur- ban context, which, due to its high complexity, requires the implementation of special retain- ing structures that will allow for a safe and efficient excavation, enhancing the value of the project. The case study addressed in this dissertation is the contract for the Extension of the Yellow and Green Lines of the Lisbon Metro, Lot 2: Execution of Rough Works between Santos Station and the Termination of Cais do Sodré Station, from PK 1+319.729 to PK 1+984.273. Therefore, a general framework of the project will be provided, including a geographical overview, a geological framework with a description of the lithostratigraphic units, a hydro- geological framework, as well as a chapter presenting geotechnical indicators of the areas af- fected and intersected by the retaining structures. Different execution methodologies for the various retaining structures will be presented, with particular emphasis on the execution of diaphragm walls. The project involves the construction of an access shaft in Santos (main shaft), a short tunnel section with NATM excavation, and a trench that will connect to Cais do Sodré station, with most of the alignment being constructed through Cut & Cover excavation. All these interventions require well-designed peripheral retaining structures, including diaphragm walls, piles, anchors, micropiles, and soil nails. These methods will be described according to the execution adopted by the Special Foundations department of Mota-Engil, Engenharia e Construção S.A. Some of the processes preceding the execution of these methods will also be described. In this dissertation, a greater focus will be given to the execution of the trench, particu- larly regarding the diaphragm walls. A chapter will be dedicated to reporting the difficulties resulting from the geological conditions and the solutions adopted to overcome these chal- lenges.
URI: http://hdl.handle.net/10362/169650
Designação: MESTRADO EM ENGENHARIA GEOLÓGICA
Aparece nas colecções:FCT: DCT - Dissertações de Mestrado

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