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http://hdl.handle.net/10362/16963
Title: | Sensory turn. Quando o sujeito se torna o centro da História da Arte |
Author: | Lopes, Maria Inês Afonso |
Keywords: | Epistemologia Iconologia Sensory Turn Percepção Sensorial Agency Crise Arte |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA |
Citation: | Lopes, Maria Inês Afonso, "Sensory turn. Quando o sujeito se torna o centro da História da Arte", in Revista de História da Arte, n.º 12 (2015), Lisboa: IHA-FCSH/NOVA, pp. 177-189 |
Abstract: | Nas últimas décadas, as ciências sociais e humanas têm despertado para a acção modeladora das estruturas sobre a percepção humana. O debate académico sobre o relativismo cultural dos modelos de percepção tem levado investigadores das várias áreas a debruçarem-se sobre o estudo dos sentidos. Correntes disciplinares como a antropologia ou história dos sentidos vêm sintetizando a dimensão estrutural e fenomenológica, a partir da compreensão do carácter biológico e cultural da experiência sensorial. Nesse sentido, tem emergido uma nova história da arte que contraria as últimas décadas de predomínio da linguística e semiótica, em função da compreensão da performance das imagens ligada à percepção sensorial. Questiona-se o totalitarismo que o método iconográfico/iconológico de Panofsky tem encontrado na historiografia da arte, a partir da ideia de que as imagens antes de um significado são uma acção, antes de uma função são um uso. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/16963 |
ISSN: | 1646-1762 |
Appears in Collections: | Revista do IHA nº 12 (2015) |
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