Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/16963
Title: Sensory turn. Quando o sujeito se torna o centro da História da Arte
Author: Lopes, Maria Inês Afonso
Keywords: Epistemologia
Iconologia
Sensory Turn
Percepção Sensorial
Agency
Crise
Arte
Issue Date: 2015
Publisher: Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
Citation: Lopes, Maria Inês Afonso, "Sensory turn. Quando o sujeito se torna o centro da História da Arte", in Revista de História da Arte, n.º 12 (2015), Lisboa: IHA-FCSH/NOVA, pp. 177-189
Abstract: Nas últimas décadas, as ciências sociais e humanas têm despertado para a acção modeladora das estruturas sobre a percepção humana. O debate académico sobre o relativismo cultural dos modelos de percepção tem levado investigadores das várias áreas a debruçarem-se sobre o estudo dos sentidos. Correntes disciplinares como a antropologia ou história dos sentidos vêm sintetizando a dimensão estrutural e fenomenológica, a partir da compreensão do carácter biológico e cultural da experiência sensorial. Nesse sentido, tem emergido uma nova história da arte que contraria as últimas décadas de predomínio da linguística e semiótica, em função da compreensão da performance das imagens ligada à percepção sensorial. Questiona-se o totalitarismo que o método iconográfico/iconológico de Panofsky tem encontrado na historiografia da arte, a partir da ideia de que as imagens antes de um significado são uma acção, antes de uma função são um uso.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/16963
ISSN: 1646-1762
Appears in Collections:Revista do IHA nº 12 (2015)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RHA_12_ART_8_MIALopes.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.