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http://hdl.handle.net/10362/169336
Título: | Mundo e Visão do Mundo: Conhecimento e Compreensão em Wittgenstein |
Autor: | Silva, Maria Joana de Oliveira Vilela da |
Orientador: | Venturinha, Nuno |
Palavras-chave: | Compreensão Conhecimento Eternidade Limites Linguagem Mundo Visão do mundo Wittgenstein Gramática Eternity Grammar Knowledge Language Limits Understanding World Worldview |
Data de Defesa: | 29-Abr-2024 |
Resumo: | Este estudo debruça-se sobre a obra filosófica de Wittgenstein com o objetivo de identificar e investigar os argumentos e os conceitos que, no âmbito da sua filosofia da linguagem, se apresentam como fundamentos para a clarificação de um sentido de conhecimento que, à luz desta tese, coincide com a própria ideia de compreensão ou daquilo a que chamamos “visão do mundo”. A pesquisa orienta-se pela convicção de que, tendo o filósofo dedicado o seu trabalho ao estudo das possibilidades de representação do sentido, nele se delineia, em simultâneo, a apresentação e a caracterização da nossa forma de acesso à realidade que aqui se entende como uma forma essencialmente conectada com o próprio ato de conhecer ou com o próprio fenómeno do conhecimento. O conceito de “mundo” aparece nesta tese como a sua pedra-de-toque; é a evolução que ele segue à medida em que surge ou é manifesto no escopo reflexivo e argumentativo de Wittgenstein que produz consequências para o entendimento aqui proposto. A expectativa é a de que, através de um percurso delimitado pelo estudo das duas obras que melhor apresentam o projeto filosófico de Wittgenstein – o Tractatus e as Investigações Filosóficas –, enquanto afinamentos de uma metodologia adequada ao objeto de estudo da filosofia – a linguagem – seja possível tornar visível a dimensão de “intuição” (Anschauung) da própria visão e do sentido do mundo, enquanto sistema que acolhe toda a experiência, interior e exterior, individual ou partilhada e, bem assim, o movimento transitório que, por natureza das coisas, coloca esse mesmo sentido e essa mesma visão sempre a ponto de se modificarem. Deste modo, a caracterização do mundo alimenta-se de conceitos tão caros à filosofia de Wittgenstein como são “gramática” ou “eternidade” e não prescinde, enquanto transita em termos daquilo que representa no seio da obra wittgensteiniana, do constante re-conhecimento dos seus limites e fronteiras, já que serão esses também os aspetos que nos permitem, em última instância, relacionar “mundo”, “visão do mundo” e conhecimento enquanto dimensões de uma unidade epistemológica a partir de onde se extraem, por fim, consequências relevantes a favor da resolução do problemático (da experiência), sustentadas pelo potencial estético (poiético) inerente à própria natureza do “mundo”. This study focuses on Wittgenstein's philosophical work with the aim of identifying and investigating the arguments and concepts that, within the scope of his philosophy of language, serve as foundations for the clarification of a sense of knowledge that, in the light of this thesis, coincides with the very idea of understanding or what we call the "worldview". The research is guided by the conviction that, as the philosopher dedicated his work to the study of the possibilities of representing meaning, it simultaneously outlines the presentation and characterization of our way of accessing reality, which is understood here as essentially connected with the act of knowing or the phenomenon of knowledge itself. The concept of "world" thus appears in this thesis as its touchstone; however, it is the evolution it undergoes as it emerges or is manifested within Wittgenstein's reflective and argumentative scope that has consequences for the proposed understanding. The expectation is that, through a solid and consistently delimited argumentative path guided by the study of the two works that best present Wittgenstein's philosophical project – the Tractatus and the Philosophical Investigations – as refinements of a methodology appropriate to the object of study in philosophy, language, as justified by the Wittgensteinian argumentation, it is possible to make visible the dimension of “intuition” (Anschauung) of one's own view and sense of the world, as a system that embraces all experience of existence (in the world), both internal and external, individual or shared, and, in this way, the transitory movement that, by the nature of things, places this very sense and this very view always on the verge of modification. Thus, the characterization of the world draws on concepts that are central to Wittgenstein's philosophy, such as "grammar" or "eternity" and does not forego, within Wittgenstein's work, the constant recognition of its limits and boundaries since these are also and always the aspects that ultimately allow us to relate "world", "worldview" and knowledge as dimensions of an epistemological unity from which, ultimately, relevant consequences can be drawn in favor of the resolution of what is problematic (of experience), based on the understanding of the aesthetic (poietic) potential inherent in the very nature of the "world". |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/169336 |
Designação: | Doutoramento em Filosofia, especialidade em Filosofia do Conhecimento e Epistemologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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