Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/169123
Title: | Escuta a História em qualquer hora e em qualquer lugar – a utilização dos podcasts como uma ferramenta motivacional no ensino da História |
Author: | Canário, Tomás Escarameia Ribeiro Caroço |
Advisor: | Vicente, Paulo Nuno Henriques, Raquel Pereira Nunes, Cristina |
Keywords: | Podcast Tecnologia educacional Motivação Aprendizagem móvel História Construtivismo Educational technology Motivation Mobile learning History Constructivism |
Defense Date: | 10-Apr-2024 |
Abstract: | Este relatório relata a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que ocorreu na Escola de São Bruno (Agrupamento de Escolas de São Bruno), durante o ano letivo 2022/2023. A investigação incidiu na implementação de podcasts com o objetivo de promoverem a autorregulação das aprendizagens do 7º e 8º ano de escolaridade. Pretendeu-se com este estudo oferecer uma maior motivação e flexibilidade ao processo de ensino e aprendizagem, possível através de uma tipologia de ensino conhecida por Aprendizagem Móvel (AM). Este modelo pedagógico assenta na utilização de dispositivos tecnológicos móveis, de modo a potencializar uma maior intervenção do/a aluno/a na construção dos conhecimentos e sucessivo desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Neste contexto investigativo, os resultados obtidos fornecem indicadores positivos sobre o potencial didático dos podcasts, nomeadamente na compreensão dos conteúdos, promovendo também o trabalho autónomo e acima de tudo revelou-se como um instrumento capaz de motivar os alunos a aprender. This report outlines the Supervised Teaching Practice taken at Escola de São Bruno (São Bruno Grouping School), during the 2022/2023 school year. This research focuses on the application of podcasts whose goal is to promote the self-regulation of learning in the 7th and 8th grades. This study was intended to lighten and motivate students through the teaching and learning process, due to a teaching methodology known as Mobile Learning. This model is based on the use of mobile devices as a way to improve learners’ susceptibility to construct meaning from the learning experience and also the development of the skills defined by the Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). The results obtained in this investigation provide positive guidelines about the didactic potential of podcasts, particularly in the better understanding of the curriculum, alongside the promotion of autonomous work and provides a motivation boost in the students to learn. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/169123 |
Designation: | Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Appears in Collections: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Tomas_Caroço_Canario.pdf | 4,9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.