Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168966
Título: Educação para a Sustentabilidade no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Contributo do Aspirante Geoparque Oeste para a Aprendizagem da Geografia
Outros títulos: Education for Sustainability in the third cycle of Basic Education and in Secondary Education. The contribute of the Aspiring West Geopark to the Learning of Geography
Autor: Monteiro, Fábio Alexandre Mestre
Orientador: Ventura, José Eduardo
Roxo, Maria José
Rodrigues, Arinda Fernandes
Palavras-chave: Geografia
Aprendizagem
Sustentabilidade
Geoparque
Geography
Learning
Sustainability
Geopark
Data de Defesa: 18-Dez-2023
Resumo: Este relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no ano letivo 2021/2022, na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco. O seu tema principal é a educação para a sustentabilidade, com enfoque no contributo do Aspirante Geoparque Oeste para este objetivo, no contexto das aprendizagens na disciplina de Geografia. O trabalho desenvolvido decorreu junto de uma turma do 9.º ano de escolaridade, com a lecionação da disciplina de Geografia, e de uma turma do 11.º ano de escolaridade do ensino regular, na disciplina de Geografia A, com destaque para esta última, que foi o alvo principal do trabalho durante o estágio. No seguimento destes objetivos, foram lecionadas aulas e organizadas atividades que deram a conhecer aos alunos as ações desencadeadas pelo futuro geoparque e a sua importância na preservação do ambiente e dos recursos naturais, por um lado, e na defesa e promoção do património cultural do território, por outro, nomeadamente no contexto das áreas rurais. O corolário deste processo consistiu numa visita de estudo a alguns locais do Aspirante Geoparque Oeste, na qual os alunos contactaram diretamente com uma diversidade enriquecedora de experiências, aplicando conhecimentos teóricos já apreendidos e fazendo novas aprendizagens, sobretudo de cariz prático. Por conseguinte, é possível concluir que o trabalho realizado facilitou a aprendizagem dos alunos para o tema da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania territorial ativa e sustentável.
This report is the outcome of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place during the Master’s Degree in Geography Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, during the school year of 2021/2022, at Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco. Its main subject is the education for sustainability, focusing on the role played by the Aspiring Geopark Oeste toward this goal, in the context of Geography learning. This work was carried out in the Geography classes of a 9th grade class and in the Geography A classes of a 11th grade class of the regular teaching system, even though the latter was the main target of the undertaken work during the internship. Following on these objectives and in order to show students which activities the future geopark fosters and its importance in environmental and natural resources’ preservation, on one hand, and in the defense and promotion of the territory’s cultural heritage, on the other, namely in the context of rural areas, some classes were taught and some activities were organized. The ultimate experience of this process was a field trip to some locations of the Aspiring Geopark Oeste, in which students had the opportunity to directly engage in an enriching diversity of experiences, applying theoretical knowledge already learned and also learning new lessons, mainly of a more practical nature. Consequently, it is possible to infer that this project facilitated students’ learning of the topic of sustainability, leading to the construction of an active and sustainable territorial citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168966
Designação: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Fabio_Mestre_Monteiro.pdf5,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.