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http://hdl.handle.net/10362/168831
Título: | As metodologias participativas na aula de português |
Autor: | Vicente, Daniela Sofia Duque |
Orientador: | Correia, Susana |
Palavras-chave: | Metodologias participativas Motivação Trabalho colaborativo Trabalho autónomo Participatory methodologies Motivation Collaborative work Autonomous work |
Data de Defesa: | 14-Nov-2023 |
Resumo: | O cenário pandémico que vivemos nos últimos anos e a utilização intensiva de novas tecnologias mudaram o paradigma dos alunos nas escolas. Com efeito, na Era Digital a informação chega no imediato e a comunicação flui à velocidade de um clique. Esta facilidade e imediatismo com que se acede à informação são talvez alguns dos motivos porque encontramos com frequência estudantes desmotivados e pouco interessados nas matérias lecionadas, sendo um desafio cada vez maior para os docentes encontrar opções pedagógicas que, de facto, estimulem a curiosidade, o desenvolvimento cognitivo e a vontade de aprender dos alunos. O presente trabalho pretende mostrar que, nas aulas de Português, a utilização de práticas, estratégias e metodologias pedagógicas centradas na aprendizagem ativa, participativa e colaborativa estimulam o envolvimento e, por conseguinte, a motivação e o interesse dos alunos na aprendizagem. Tendo em conta o contexto da Escola Secundária de Azambuja, onde se realiza esta Prática de Ensino Supervisionada (PES), e na impossibilidade de trabalhar todas as metodologias participativas / ativas num espaço tão curto de tempo, serão exploradas as que considero serem mais pertinentes para a disciplina e para os conteúdos a lecionar. Serão aplicadas metodologias diversificadas, para cada um dos domínios do Português (Educação Literária; Leitura; Expressão e Compreensão Oral; Gramática e Escrita), quer ao nível do 3º ciclo, com a turma do 9º ano, quer ao nível do ensino secundário com a turma do 12º ano. Tenciona-se, deste modo, salientar a abrangência e a multiplicidade destas práticas pedagógicas. No decurso deste trabalho tentar-se-á também responder a dúvidas que habitualmente surgem aos docentes que começam a trabalhar com estas metodologias: como podemos garantir que todos os alunos aprendem? Como prepará-los para os exames nacionais? Como avaliá-los? Como
podemos envolver ativamente os alunos no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico? Este estudo demonstrará igualmente que estas práticas respondem aos requisitos do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) uma vez que promovem o desenvolvimento de competências sociais de empatia e de relacionamento interpessoal, pois assentam em práticas colaborativas, que envolvem o trabalho em equipa, a capacidade de organização, a tomada de decisões, a gestão de conflitos, o espírito crítico, entre outras. Evidenciar-se-á por um lado o papel do aluno não só como o protagonista da aprendizagem, como também como o principal responsável pela construção do seu próprio conhecimento. Por outro lado, apresentar-se-á o papel do professor como um mediador, que, através das suas práticas pedagógicas assegurará ao aluno maior autonomia e, ao mesmo tempo, garantirá uma educação holística significativa e de base humanista. The pandemic scenario we have experienced in recent years and the intensive use of new technologies have changed the paradigm of students in schools. Indeed, in the Digital Age, information is immediate, and communication flows at the speed of a click. This ease and immediacy with which information is accessed are perhaps some of the reasons why we often find students unmotivated and uninterested in the subjects taught; being an increasing challenge for teachers to find pedagogical options that stimulate curiosity, cognitive development and the students’ will to learn. The current work aims to show that in Portuguese classes, the use of practices, strategies and pedagogical methodologies focused on active, participatory and collaborative learning stimulate the involvement and, therefore, the motivation and interest of students in learning. Considering the context of Azambuja Secondary School, where this Supervised Teaching Practice (STP) is carried out, and bearing in mind the impossibility of working all the participatory/active methodologies in such a short space of time, I shall explore those that I consider being most relevant to the subject and the content to be taught. Diversified methodologies will be applied for each of the domains of Portuguese (Literary Education; Reading; Oral Expression and Comprehension; Grammar and Writing), both at the lower secondary level, with the 9th-grade class and at the higher secondary level with the 12th- grade class. The intention is to highlight the scope and diversity of these pedagogical practices. In this work, we will also try to answer questions that usually arise for teachers who start working with these methodologies: How can we ensure that all students learn? How do we prepare them for national exams? How do we assess them? How can we actively involve students in teaching-learning, promoting autonomy, creativity and critical thinking? This study will also show that these practices meet the requirements of The Students' Profile by the End of Compulsory Schooling since they promote the development of social skills of empathy and interpersonal relationships. Also, they are based on collaborative practices which involve teamwork, organizational skills, decisionmaking, conflict management and critical thinking, among others. On the one hand, the role of the student will be highlighted, not only as the key player in learning but also as the main responsible for the construction of their knowledge. On the other hand, the teacher's role will be presented as a mediator who, through his pedagogical practices, will assure the student greater autonomy and, at the same time, guarantee a significant holistic education with a humanist base. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/168831 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
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