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http://hdl.handle.net/10362/168314| Título: | Educação Inclusiva: Do Compromisso à ação de Portugal no seguimento da Cimeira sobre a Transformação da Educação. Estágio na Delegação de Portugal junto da UNESCO |
| Autor: | Marques, Inês Ferreira Caldeira |
| Orientador: | Cadeiras, Patrícia Rodrigues, Teresa Maria Ferreira |
| Palavras-chave: | Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e cultura UNESCO Delegação de Portugal junto da UNESCO Educação Transformação Inclusão United Nations Educational Scientific and cultural organization UNESCO Portuguese Delegation to UNESCO Education Transformation Inclusion |
| Data de Defesa: | 15-Dez-2023 |
| Resumo: | O presente relatório de estágio foi elaborado a partir das atividades desenvolvidas na Delegação de Portugal junto da UNESCO, em Paris, entre outubro de 2022 e abril de 2023, encerrando a componente não-letiva do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, especialização em Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Abrange duas componentes distintas, porém ligadas entre si. A componente prática, que se refere à descrição do estágio na Delegação de Portugal junto da UNESCO, tem como principal objetivo a análise da relação histórica a caracterização institucional das instituições. A componente teórica pretende analisar os esforços da UNESCO que contribuem para alcançar uma educação inclusiva, e contribuir para o avanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que se centra em garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, como parte da Agenda 2030. Além disso pretende relacionar estes esforços com o compromisso assumido por Portugal durante a Cimeira sobre a
Transformação da Educação, com foco na educação inclusiva durante o ensino obrigatório. This internship report was elaborated based on the activities undertaken within the Portuguese Delegation to UNESCO, in Paris, between October 2022 and April 2023, concluding the non-lecturing component of the master’s degree in political science and international Relations, with specialization in International Relations, at the Faculty of Social Sciences and Humanities of the NOVA University of Lisbon. It comprises two distinct yet connected components. The practical component refers to the description of the internship at the Portuguese Delegation to UNESCO and its main aim is to analyse the historical relationship and the institutional characterization of the institutions. The theoretical component seeks to examine UNESCO's efforts to achieve inclusive education to contribute to the advancement of Sustainable Development Goal 4, which focuses on ensuring access to inclusive, quality and equitable education and promoting lifelong learning opportunities for all, as part of the 2030 Agenda. It also aims to link these efforts to the commitment made by Portugal during the Summit on the Transformation of Education, with a focus on inclusive education in compulsory education. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/168314 |
| Designação: | Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, especialidade em Relações Internacionais |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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