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http://hdl.handle.net/10362/168121
Título: | A avaliação do desenvolvimento psicomotor das crianças imigrantes e nativas de 4 anos atendidas no ACES Amadora |
Autor: | MORENO, Jocilene Lopes |
Orientador: | MARTINS, Maria do Rosário Oliveira MUGGLI, Zélia Maria Araújo da Silva |
Palavras-chave: | Saúde pública Crianças Alimentação Imigrantes ACES Amadora |
Data de Defesa: | Mai-2023 |
Resumo: | Resumo
Introdução: O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e complexo, influenciado por fatores genéticos, físicos e ambientais, onde a interação com os contextos sociais na infância é determinante. As consultas de vigilância de saúde infantil assumem um papel de relevo na monitorização do desenvolvimento e identificação precoce de dificuldades. A imigração pode ter um impacto na saúde e bem-estar das crianças. Contudo, na Europa, e em Portugal, estudos sobre a relação entre imigração e desenvolvimento psicomotor nas crianças em idade pré-escolar são escassos.
Objetivo: Analisar o desenvolvimento psicomotor das crianças nativas e imigrantes de 4 anos atendidas no ACES Amadora em 2019.
Métodos Estudo observacional, transversal realizado com dados do estudo de coorte CRIAS para o qual foram recrutadas 420 crianças. De entre estas, 280 crianças tinham registo da avaliação de desenvolvimento psicomotor aos 4 anos, sendo elegíveis para este estudo. O desenvolvimento psicomotor foi avaliado pela Escala de Rastreio de Mary Sheridan Modificada usada pelos profissionais de saúde nas consultas de vigilância de saúde infantil. Foi feita análise descritiva das características sociodemográficas das crianças e do seu desenvolvimento psicomotor comparando as crianças imigrantes com as nativas. Para analisar a associação entre o desenvolvimento psicomotor das crianças e o estatuto de migração, foi utilizado o teste do qui-quadrado (χ2).
Resultados: Cerca de 50% das crianças imigrantes vivem em famílias com rendimento mensal abaixo de 750 euros em comparação com 30% das famílias de crianças nativas. Duas vezes mais pais/cuidadores de crianças imigrantes estão desempregados (10,5% vs 5,8%) em comparação com cuidadores de crianças nativas. As mães das crianças imigrantes tendem a ter mais baixa escolaridade: 19,5% não completaram o 9ºano em comparação com 11% das mães de crianças nativas, por outro lado só 12,5% terminaram o ensino superior em comparação com 28,6% das mães das crianças nativas
Das 280 crianças participantes neste estudo, 36,1% não atingiram todos os itens nos parâmetros de desenvolvimento avaliados pela Escala de Rastreio de Mary Sheridan Modificada aos 4 anos de idade, 40.8% entre as crianças imigrantes e 31.2% entre crianças nativas (p=0.092) Houve uma proporção significativamente maior de crianças imigrantes com dificuldades só no parâmetro de Audição e Linguagem (13,4% vs 5,1% das crianças nativas). Os parâmetros com itens mais frequentemente não cumpridos foram Audição e Linguagem (18.4%) e Visão e Motricidade Fina (18.1%).
Conclusão: A imigração não está provavelmente associada a atingir todos os itens nos parâmetros de desenvolvimento avaliados pela Escala de Rastreio de Mary Sheridan aos 4 anos de idade. Os resultados sugerem a necessidade de atenção especial na promoção do desenvolvimento da audição e linguagem, em particular para crianças imigrantes, e da visão e motricidade fina, enfatizando a importância de intervenções intersectoriais para promover um desenvolvimento saudável e reduzir desigualdades. ABSTRACT Introduction: Psychomotor development is a dynamic and complex process, influenced by genetic, physical and environmental factors, where the interaction with social contexts in childhood is determinant. Routine child health assessments play an important role in monitoring development and in early identification of difficulties. Immigration can have an impact on the health and well-being of children. However, in Europe, and in Portugal, studies on the relationship between immigration and psychomotor development in preschool children are scarce. Objectives: To analyze the psychomotor development of 4-year-old native and immigrant children in ACES Amadora in 2019 Methods: This is an observational, cross-sectional study conducted using data from the CRIAS cohort study, for which 420 children were recruited. Among these, 280 children had a record of psychomotor development assessment at the age of 4 years, and were eligible for this study. Psychomotor development was assessed by the Modified Mary Sheridan Screening Scale used by health professionals in routine child health assessments. A descriptive analysis of the sociodemographic characteristics of the children and their psychomotor development was made comparing between immigrant and native children. To analyze the association between children's psychomotor development and migration status, the chi-square test (χ2) was used. Results: About 50% of immigrant children live in families with a monthly income below 750 euros compared to 30% of families of native children. Twice as many parents/caregivers of immigrant children are unemployed (10.5% vs 5.8%) compared with parents/ caregivers of native children. Mothers of immigrant children tend to have lower schooling: 19.5% did not complete 9th grade compared to 11% of mothers of native children, on the other hand only 12.5% finished higher education compared to 28.6% of mothers of native children. Of the 280 children participating in this study, 36.1% did not complete all the items in the developmental parameters assessed by the Modified Mary Sheridan Screening Scale at 4 years of age, 40.8% among immigrant children and 31.2% among native children (p=0.092) There was a significantly higher proportion of immigrant children with difficulties only in the parameter of Hearing and Language (13.4% vs 5.1%). The parameters with items most frequently not completed were Hearing and Language (18.4%) and Vision and Fine Motricity (18.1%). Conclusion: Immigration is probably not associated with achieving all items in the developmental parameters assessed by the Mary Sheridan Screening Scale at 4 years of age. The results suggest the need for special attention in promoting the development of hearing and language, in particular for immigrant children, and vision and fine motor skills, highlighting the importance of intersectoral interventions to promote healthy development and reduce inequalities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/168121 |
Designação: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Saúde Pública e Desenvolvimento |
Aparece nas colecções: | IHMT: SPIB - Dissertações de Mestrado |
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