Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/167493
Título: Elaboração de curso virtual com suporte nas necessidades de alunos em conteúdo de Matemática
Autor: Souza, Renielton Santos
Orientador: Domingos, António
Palavras-chave: aprendizagem
proporcionalidade
b-learning
enem
ensino ativo
Data de Defesa: Jul-2021
Resumo: Este trabalho de projeto de mestrado teve o objetivo de conceber, estruturar e avaliar um curso online sustentado nas necessidades de alunos do Ensino Secundário em conteúdo de Matemática em contexto de preparação para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), em momento de isolamento profilático devido a pandemia de COVID-19 em 2020. Para atingir o objetivo foram respondidas as seguintes questões: qual o contributo dos alunos para elaborar o curso virtual? Como estruturar um curso que atenda às necessidades dos alunos? Como pode ser avaliado o curso virtual desenvolvido? Para a fundamentação desse tema, discutiu-se os processos de aprendizagem ativos e seus métodos, pois a construção do curso esteve centrada na perceção que os estudantes têm sobre a sua própria aprendizagem. Dessa forma, abordou-se os elementos pedagógicos necessários para suportar a prática docente diante desse contexto. Foi dado destaque ao b-learning por se tratar de uma metodologia ativa de ensino bastante difundida e que tem servido como apoio no processo de transição entre práticas tradicionais de ensino e as metodologias de ensino por meio de ferramentais digitais. A origem do curso se deu durante a campanha de aulas solidárias promovidas pela plataforma online que o autor deste trabalho faz uso. Portanto, houve situações de ensino online em que os alunos foram questionados quais conteúdos gostariam de acompanhar. Posteriormente, surgiu a oportunidade de atender as necessidades específica de outra aluna no tema de proporcionalidade, e assim, foi dado início ao processo de criação do curso. Portanto, a metodologia de investigação utilizada foi design research, pois se apresentou mais adequada para atender as especificidades do desenvolvimento do curso, também levando em consideração os princípios dos métodos ativos de ensino. Além disso, utilizou-se as análises de conteúdo e semântica, uma metodologia de pesquisa amplamente utilizada para organização de dados proveniente de comentários abertos, além de codificar e categorizar as palavras e expressões para ser possível a confeção de tabelas e gráficos para análise, interpretação e divulgação dos resultados. Então, o curso foi desenvolvido em 5 etapas: consciência do problema, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão. Durante o processo de desenvolvimento do curso, criou-se um questionário para avaliação do curso por meio da análise de 3 aspetos: conteúdo, metodologia do curso e avaliação geral. Por sua vez, cada aspeto possuiu seus requisitos para averiguação, o que totalizou 10 requisitos em respostas objetivas. Somado às respostas objetivas, duas perguntas subjetivas serviram de suporte para a melhoria do curso. Também foi desenvolvido questionários para que o perfil dos estudantes fosse mais bem percebido, bem como a perceção que tiveram ao fazer uso do conteúdo disponibilizado. Após realizadas as análises das respostas objetivas e subjetivas, obteve-se como resultado que os respondentes (estudantes e professores/profissionais da educação) concordaram que o curso é aplicado ao que precisam, destacaram a clareza na exposição (explicação), boa qualidade do material e consideram inovadora a metodologia. Os principais desafios e dificuldades enfrentados durante o estudo foram: conseguir participantes que completassem todo o curso e respondesse aos questionários; mudança de plataforma durante a realização da investigação e; encontrar metodologia científica que fosse compatível com todas as características dessa investigação. Por fim, o objetivo dessa investigação foi inteiramente atingido, de forma que os comentários tiveram perspetiva positiva e a satisfação dos participantes ficou evidente nas respostas proferidas.
This master's project aimed to design, structure and evaluate an online course based on the needs of Secondary Education students in Mathematics content in the context of preparation for the National High School Exam (Brazil) in a time of prophylactic isolation due to the COVID-19 pandemic in 2020. The following questions were to reach the objective, answered: what is the contribution of students to develop the virtual course? How to structure a course that meets the needs of students? How can the developed virtual course be evaluated? Active learning processes and methods were discussed to support this theme since the construction of the course was centered on the perception that students have about their learning. Thus, the pedagogical elements necessary to support teaching practice in this context were addressed. Emphasis was placed on b-learning, as it is an active teaching methodology that is widespread and has served as a support in the transition process between traditional teaching practices and teaching methodologies through digital tools. The course originated during the campaign of solidarity classes promoted by the online platform that the author of the dissertation makes use of. Therefore, there were online teaching situations in which students were asked what content they would like to follow. Later, the opportunity arose to meet the specific needs of another student about proportionality, and thus, the process of creating the course was initiated. Therefore, the design research methodology was used, as this methodology was more appropriate to meet the specificities of the course development, also considering the principles of active teaching methods. Besides, content, and semantic analyzes were used, a research methodology widely used for organizing data from open comments, in addition to coding and categorizing words and expressions to make it possible to prepare tables and graphs for analysis, interpretation and dissemination of results. Then, the course was developed in 5 stages: awareness of the problem, suggestion, development, evaluation, and conclusion. During the course development process, the author created a questionnaire to evaluate the course through the analysis of 3 aspects: content, course methodology and general assessment. In turn, each character had its requirements for investigation, which totaled ten requirements in objective responses. In addition to the dissertation answers, two subjective questions served to support the improvement of the course. Questionnaires were also developed so that the students' profile was better perceived, as well as the perception they had when making use of the available content. After analyzing the objective and subjective responses it was obtained as a result that the respondents (students and teachers/education professionals) agreed that the course is applied to what they need, highlighting the clarity in the presentation (explanation), good quality of the material and consider the methodology innovative. The main challenges and difficulties faced during the study were: to get participants to complete the entire course and answer the questionnaires; platform change during the investigation and find a scientific methodology that was compatible with all the characteristics of this investigation. Finally, the objective of this investigation was fully achieved so that the comments had a positive outlook, and the satisfaction of the participants was evident in the answers given.
URI: http://hdl.handle.net/10362/167493
Designação: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIA E MATEMÁTICA
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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