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dc.contributor.advisorVieira, Maria do Carmo-
dc.contributor.advisorGonçalves, Carolina Maria Dias-
dc.contributor.authorDias, Ana Rita Monteiro-
dc.date.accessioned2024-05-03T09:37:28Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/166916-
dc.descriptionEm parceria com o ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo pretende compreender de que modo os jovens em acolhimento residencial (AR) vivenciam a escola e a sua relação com os seus pares. Considera-se que conhecer as perceções destes jovens permitirá compreender as suas dificuldades e perspetivas futuras com reflexos no seu desempenho académico, na medida em que há poucos estudos sobre esta temática, particularmente na área da Educação. Por sua vez, conhecer as relações com os pares permitirá compreender a rede de suporte destes jovens. Com base numa metodologia de estudo de caso, participaram neste estudo dez jovens do género masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, que se encontram em AR. Os jovens, participantes no estudo, estão a frequentar um curso PIEF ou um curso profissional no IEFP. Para analisar este estudo foi feita uma análise de dados, através de documentos, teste sociométrico, questionários, histórias de vida e entrevistas. A informação recolhida permitiu o cruzamento dos dados para compreender de que forma os jovens experienciam a escola e a relação que estabelecem com os seus pares, bem como com os seus professores, cuidadores e familiares. Os resultados permitem afirmar que educar e cuidar destes jovens é fundamental, na medida em que desenvolvem as suas habilidades sociais e académicas. Escolas e casas de acolhimento devem trabalhar em conjunto para que os jovens possam aprender, ampliar os seus conhecimentos e aprimorar as suas habilidades para vingarem no futuro. A relação com os professores, cuidadores, familiares e pares também é importante para a sua vida pessoal, académica e profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand how young people in residential care (RC) experience school and their relationship with their peers. It is believed that understanding these young people's perceptions will allow us to understand their difficulties and future perspectives with an impact on their academic performance, since there are few studies on this topic, particularly in the area of Education. In turn, knowing the relationships with peers will allow us to understand the support network of these young people. Based on a case study methodology, ten young men, aged between 13 and 18 years, who are in AR, participated in this study. The young people participating in the study are attending a PIEF course or a professional course at IEFP. To analyse this study, data analysis was carried out using documents, sociometric test, questionnaires, life stories and interviews. The information collected allowed the crossing of data to understand how young people experience school and the relationship they establish with their peers, as well as with their teachers, carers and family. The results allow us to state that educating and caring for these young people is fundamental, as they develop their social and academic skills. Schools and foster homes should work together so that young people can learn, broaden their knowledge and enhance their skills to succeed in the future. The relationship with teachers, caregivers, family members and peers is also important for their personal, academic and professional lives.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectInstitucionalizadospt_PT
dc.subjectAcolhimento residencialpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectRelação entre parespt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInstitutionalisationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectResidential carept_PT
dc.subjectPeer-relationshippt_PT
dc.titleJovens institucionalizados: as suas perceções sobre os seus problemas escolares e as relações com os seus parespt_PT
dc.title.alternativeJovens em acolhimento residencial: as suas perceções sobre os seus comportamentos sociais e académicospt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educação, especialidade em Psicologia e Educaçãopt_PT
dc.date.embargo2026-09-12-
dc.identifier.tid101656203pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Teses de Doutoramento

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