Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/16666| Título: | Inventare musei per ordinare e rappresentare il mondo. La Guardaroba nuova di Palazzo Vecchio e le Sale della cosmografia e delle matematiche agli Uffizi a Firenze |
| Autor: | Cattaneo, Angelo |
| Palavras-chave: | Museus História Invenção séc. XVI-XVII Florença Collecionismo científico dos Medici Galleria degli Uffizi Palazzo Vecchio Guardaroba nuova |
| Data: | 2011 |
| Editora: | Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL |
| Citação: | Cattaneo, Angelo, "Inventare musei per ordinare e rappresentare il mondo. La Guardaroba nuova di Palazzo Vecchio e le Sale della cosmografia e delle matematiche agli Uffizi a Firenze", in Revista de História da Arte, n.º 8 (2011), pp. 25-47 |
| Resumo: | Este artigo traça a história da invenção e construção de dois lugares museológicos (um literário e outro real) na Florença da segunda metade do século XVI, chamando a atenção para o seu significado no contexto do saber da época. O projecto cosmográfico para o Guarda-roupa novo do Palazzo Vecchio e as Salas da Cosmografia e das Matemáticas nos Uffizi oferecem a possibilidade de explorar dois sistemas semióticos que permitem explorar os processos de invenção e criação do museu como lugar – literário, imaginário, arquitectónico, epistemológico – no qual e através do qual se ordena e representa o mundo. O primeiro destes espaços é o projecto cosmográfico idealizado por volta de 1560 por Cosimo I, Giorgio Vasari e Miniato Pitti para o Guarda-roupa novo do Palazzo Vecchio, actualmente conhecido, impropriamente, como “Sala das cartas geográficas”. O projecto nunca foi concluído; porém existiu e continua a existir e a fascinar como “espaço literário” através de uma página visionária na segunda edição das Vite de Giorgio Vasari. O segundo lugar é a Sala da Cosmografia, mandada construir por Ferdinando I em 1589, juntamente com a contígua Sala das Matemáticas o da Arquitectura Militar na Galleria degli Uffizi. No centro do novo projecto expositivo, totalmente concluído, pela primeira vez, foram colocados os instrumentos e livros científicos e, implicitamente, o Homem como observador e demiurgo do mundo. |
| Peer review: | no |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/16666 |
| ISSN: | 1646-1762 |
| Aparece nas colecções: | Revista do IHA Nº 8 (2011) |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RHA_8_ART_1_ACattaneo.pdf | 580,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











