Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/16649
Title: O Livro de Horas de D. Duarte e o ms. Lat. 10538 (BNF, Paris): as ligações com o ateliê do Mestre de Mazarine
Author: Lemos, Ana
Keywords: Arte francesa
Século xv
Iluminura
Livros de horas
D. Duarte
Mestre de Mazarine
Imagem
Issue Date: 2009
Publisher: Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL
Citation: Lemos, Ana, "O Livro de Horas de D. Duarte e o ms. Lat. 10538 (BNF, Paris): as ligações com o ateliê do Mestre de Mazarine", in Revista de História da Arte, n.º 7 (2009), pp. 79-93
Abstract: A constituição de bibliotecas privadas a partir de D. João I irá, depois, relacionar-se com a importância da corte da Borgonha, como centro artístico de Filipe o Bom e de Isabel de Portugal. Neste contexto, assume alguma relevância o caso de dois manuscritos, que, embora atribuídos a ateliês diferentes, possuem relações intrínsecas entre si: o Livro de Horas de D. Duarte (DGARQ/Torre do Tombo, C.F.140), atribuído ao ateliê do Mestre aux rinceaux d’or, a operar na região de Bruges e datado de inícios do século XV e o Livro de Horas dito de “Joseph Bonaparte” (BNF, Paris, manuscrito lat. 10538), atribuído por Gabrielle Bartz ao ateliê do Mestre de Mazarine, situado na região de Paris e datado de ca. de 1415. A sua procedência é confirmada, designadamente, pelos calendários neles contidos. No entanto, a análise de certas imagens, entre as quais as do Ofício dos Mortos e de Pentecostes, revestiu-se de uma importância decisiva, pois permitiu-nos evidenciar este conjunto, assim definido pelas semelhanças que apresentam, constituindo o seu estudo o cerne deste artigo.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10362/16649
ISSN: 1646-1762
Appears in Collections:Revista do IHA Nº 7 (2009)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RHA_7_ART_4_ALemos.pdf796,58 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.