Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/1645
Title: Moodle na FCTUNL
Author: Fernandes, João
Maneira, António
Keywords: moodle
universidade
e-learning
gestão
plataforma
colaboração
decisores
Issue Date: 13-Sep-2008
Publisher: Caldas Moodle 2008. Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
Abstract: Desde o primeiro semestre do ano lectivo 2004-2005, a FCTUNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) tem vindo a utilizar o Moodle como sistema de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, em contextos de uso que vão desde o de apoio a aulas presenciais, cursos a distância, páginas de projectos ou de grupos de alunos. Esta utilização, com impacto nas práticas de um largo número de professores e alunos, teve origem em acontecimentos informais, bottom-up, contribuindo, a par do projecto Universalidade dos Saberes, à criação do Laboratório de e.Learning, com responsabilidades de gestão. Neste artigo, os autores, acompanhando de perto o desenvolvimento da iniciativa, apresentam um breve resumo do percurso do Moodle@FCTUNL, caracterizando-o recorrendo a alguns indicadores quantitativos e qualitativos recolhidos no contexto do trabalho das diversas equipas envolvidas. São partilhadas ainda algumas lições aprendidas pelos mesmos, de particular interesse para equipas de gestão de iniciativas semelhantes, e ideias para futuros possíveis num contexto mais alargado de melhoria do acesso à informação, comunicação, colaboração e ensino-aprendizagem em instituição do ensino superior recorrendo às tecnologias e redes.
URI: http://hdl.handle.net/10362/1645
Appears in Collections:FCT: UIED - Artigos em revista científica nacional com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
moodle_na_fctunl.pdf283,22 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.