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http://hdl.handle.net/10362/164264Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Andrade, Ricardo | - |
| dc.contributor.author | Branco, António | - |
| dc.contributor.author | Castro, Hugo | - |
| dc.date.accessioned | 2024-02-28T22:38:19Z | - |
| dc.date.available | 2024-02-28T22:38:19Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.issn | 2183-8410 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 35654395 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 9cd4a555-9b54-4f7b-809a-d5254fe9f7a9 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/164264 | - |
| dc.description | UIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 | - |
| dc.description.abstract | José Mário Branco foi uma figura fundamental na configuração do universo da música popular em Portugal no último meio século, tendo iniciado a sua atividade discográfica durante os anos de exílio em França (1963-74), no final da década de 1960. Os seus álbuns, nos quais foi também responsável pela produção e arranjos, foram sintomáticos de algumas importantes mudanças nas práticas de gravação neste período, sendo cada vez mais comum a criação de realidades sonoras no estúdio que extravasavam a mera captação da performance ao vivo. A maior diversidade no suporte instrumental das canções e o uso criativo das potencialidades tecnológicas do estúdio sintonizavam com a crescente sofisticação sonora e estrutural da música popular anglo-americana. A sua formação musical e interesse no universo da música tradicional portuguesa, assim como a sua inspiração sonoplástica, influenciada pelo trabalho prévio na rádio e no teatro, motivaram Branco a contribuir – explicitamente – para a renovação estética da «canção de protesto», procurando exponenciar o potencial comunicativo da componente musical das canções, a qual considerava estar frequentemente subalternizada relativamente à palavra. Neste artigo, procuramos apresentar de forma sistemática os principais momentos e mudanças no seu percurso artístico até 1974, articulando-os com a atividade política e organizativa, incluindo a dinâmica associativa da emigração portuguesa em França neste período. | en |
| dc.format.extent | 52 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00472%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00472%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Canção de protesto | - |
| dc.subject | Exílio | - |
| dc.subject | Emigração | - |
| dc.subject | Indústria fonográfica | - |
| dc.subject | Gravação sonora | - |
| dc.title | Do lado da gente que vive de frente | - |
| dc.type | article | - |
| degois.publication.firstPage | 211 | - |
| degois.publication.issue | 2 | - |
| degois.publication.lastPage | 261 | - |
| degois.publication.title | Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology | - |
| degois.publication.volume | 8 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.57885/0006.rpmns.8/2.2021 | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | José Mário Branco por terras de França | - |
| dc.contributor.institution | Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 430-1584-1-PB.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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