Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/164246| Título: | CREATING AN IMPROVED AND IMMERSIVE VISITOR EXPERIENCE FOR MUSEUMS. COMPLEMENTING EXTENDED REALITY EXHIBITS WITH CUSTOM EXHIBIT CREATION |
| Autor: | Nunes, Tiago João Ferreira |
| Orientador: | Rodrigues, Armanda Correia, Nuno |
| Palavras-chave: | Virtual Reality Augmented Reality Extended Reality Digital Twin Museology Object Manipulation |
| Data de Defesa: | Nov-2023 |
| Resumo: | Visiting museums or other spaces of cultural interest may prove to be prohibitive due
to numerous factors, such as health problems, distance, mobility issues or schedule incompatibility.
As such, there is a need to develop virtual alternatives to on-site visits, as
well as to improve the experience of said visits through the addition of virtual elements,
which provide functionalities that would otherwise be impossible to experience. On the
other hand, it is also necessary to implement a platform that facilitates the creation of
complete exhibitions by curators and staff of cultural institutions. This is because existing
tools suffer from some usability and ease of use problems, and are not suitable for a more
generic domain.
This is a challenging problem, as it concerns the merging of several software components
to create a complex system. Additionally, it is also necessary to develop a modular
and adaptable solution that can be used in multiple cultural institutions, regardless of
their context.
This thesis proposes the creation of such a solution, which would allow users to
interact with works on display in an innovative and immersive way, as well as help to
promote museums and organize visits. The solution seeks to expand an existing system,
consisting of a Virtual Reality (VR) Application, an Augmented Reality (AR) application
and an administrative Desktop application.
The work carried out during the duration of this thesis consisted of the implementation
of a navigation aid, in the form of a "mini-map", as well as an additional interface
where users can navigate, search, and locate works within the exhibition. An advanced
editor was also developed within the desktop application, which allows curators to manipulate
and import personalized objects in order to compose complete exhibitions that
can be viewed in the VR application.
The work also included the design and development of the components to be added, as
well as the overall evaluation of the system through tests with system users and domain
experts. This evaluation made it possible to draw positive conclusions regarding the
developed system, as well as identify areas for potential future improvements. A visita amuseus ou outros espaços de interesse cultural pode revelar-se proibitiva devido a inúmeros fatores, como saúde, distância, mobilidade ou incompatibilidade de horários. Como tal, surge a necessidade de desenvolver alternativas virtuais a visitas presenciais, bem como melhorar a experiência das visitas presenciais através da adição de elementos virtuais, os quais fornecem funcionalidades que de outro modo seriam impossíveis de expresenciar. Por outro lado, é também necessária a implementação de uma plataforma que facilite a criação de exposições completas por parte de curadores e staff das instituições culturais. Isto porque ferramentas existentes sofrem de problemas de usabilidade e de facilidade de utilização, não sendo adequadas a um domínio mais genérico. Trata-se de um problema desafiante, visto que diz respeito à união de vários componentes de software para a criação de um sistema complexo. Adicionalmente, é igualmente necessário o desenvolvimento de uma solução modular e adaptável, que possa ser utilizada em múltiplas instituições culturais, independentemente do contexto. A proposta desta tese é a criação de uma tal solução, a qual permita a utilizadores interagir com obras em exposição de forma inovadora e imersiva, bem como auxiliar na divulgação dos museus e na organização de visitas. A solução procura expandir um sistema existente, composto por uma Aplicação VR, uma aplicação AR e uma aplicação Desktop administrativa. O trabalho realizado durante a duração desta tese consiste na implementação de um auxílio à navegação, sob a forma de um "minimapa", bem como uma interface adicional onde os utilizadores podem navegar por, pesquisar, e localizar obras dentro da exposição. Foi também desenvolvido um editor avançado, dentro da aplicação de desktop, que permite a curadores manipularem e importarem objetos personalizados de forma a compor exposições completas que poderão ser visualizadas na aplicação VR. O trabalho incluiu ainda o design e desenvolvimento dos componentes a adicionar, bem como a avaliação global do sistema através de testes com utilizadores do sistema e peritos do domínio. Esta avaliação permitiu tirar conclusões positivas relativamente ao sistema desenvolvido, bem como identificar áreas para potenciais melhoramentos futuros. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/164246 |
| Designação: | MASTER IN COMPUTER SCIENCE |
| Aparece nas colecções: | FCT: DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Nunes_2023.pdf | 5,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











