Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/164246
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Armanda-
dc.contributor.advisorCorreia, Nuno-
dc.contributor.authorNunes, Tiago João Ferreira-
dc.date.accessioned2024-02-28T15:10:51Z-
dc.date.available2024-02-28T15:10:51Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/164246-
dc.description.abstractVisiting museums or other spaces of cultural interest may prove to be prohibitive due to numerous factors, such as health problems, distance, mobility issues or schedule incompatibility. As such, there is a need to develop virtual alternatives to on-site visits, as well as to improve the experience of said visits through the addition of virtual elements, which provide functionalities that would otherwise be impossible to experience. On the other hand, it is also necessary to implement a platform that facilitates the creation of complete exhibitions by curators and staff of cultural institutions. This is because existing tools suffer from some usability and ease of use problems, and are not suitable for a more generic domain. This is a challenging problem, as it concerns the merging of several software components to create a complex system. Additionally, it is also necessary to develop a modular and adaptable solution that can be used in multiple cultural institutions, regardless of their context. This thesis proposes the creation of such a solution, which would allow users to interact with works on display in an innovative and immersive way, as well as help to promote museums and organize visits. The solution seeks to expand an existing system, consisting of a Virtual Reality (VR) Application, an Augmented Reality (AR) application and an administrative Desktop application. The work carried out during the duration of this thesis consisted of the implementation of a navigation aid, in the form of a "mini-map", as well as an additional interface where users can navigate, search, and locate works within the exhibition. An advanced editor was also developed within the desktop application, which allows curators to manipulate and import personalized objects in order to compose complete exhibitions that can be viewed in the VR application. The work also included the design and development of the components to be added, as well as the overall evaluation of the system through tests with system users and domain experts. This evaluation made it possible to draw positive conclusions regarding the developed system, as well as identify areas for potential future improvements.pt_PT
dc.description.abstractA visita amuseus ou outros espaços de interesse cultural pode revelar-se proibitiva devido a inúmeros fatores, como saúde, distância, mobilidade ou incompatibilidade de horários. Como tal, surge a necessidade de desenvolver alternativas virtuais a visitas presenciais, bem como melhorar a experiência das visitas presenciais através da adição de elementos virtuais, os quais fornecem funcionalidades que de outro modo seriam impossíveis de expresenciar. Por outro lado, é também necessária a implementação de uma plataforma que facilite a criação de exposições completas por parte de curadores e staff das instituições culturais. Isto porque ferramentas existentes sofrem de problemas de usabilidade e de facilidade de utilização, não sendo adequadas a um domínio mais genérico. Trata-se de um problema desafiante, visto que diz respeito à união de vários componentes de software para a criação de um sistema complexo. Adicionalmente, é igualmente necessário o desenvolvimento de uma solução modular e adaptável, que possa ser utilizada em múltiplas instituições culturais, independentemente do contexto. A proposta desta tese é a criação de uma tal solução, a qual permita a utilizadores interagir com obras em exposição de forma inovadora e imersiva, bem como auxiliar na divulgação dos museus e na organização de visitas. A solução procura expandir um sistema existente, composto por uma Aplicação VR, uma aplicação AR e uma aplicação Desktop administrativa. O trabalho realizado durante a duração desta tese consiste na implementação de um auxílio à navegação, sob a forma de um "minimapa", bem como uma interface adicional onde os utilizadores podem navegar por, pesquisar, e localizar obras dentro da exposição. Foi também desenvolvido um editor avançado, dentro da aplicação de desktop, que permite a curadores manipularem e importarem objetos personalizados de forma a compor exposições completas que poderão ser visualizadas na aplicação VR. O trabalho incluiu ainda o design e desenvolvimento dos componentes a adicionar, bem como a avaliação global do sistema através de testes com utilizadores do sistema e peritos do domínio. Esta avaliação permitiu tirar conclusões positivas relativamente ao sistema desenvolvido, bem como identificar áreas para potenciais melhoramentos futuros.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectVirtual Realitypt_PT
dc.subjectAugmented Realitypt_PT
dc.subjectExtended Realitypt_PT
dc.subjectDigital Twinpt_PT
dc.subjectMuseologypt_PT
dc.subjectObject Manipulationpt_PT
dc.titleCREATING AN IMPROVED AND IMMERSIVE VISITOR EXPERIENCE FOR MUSEUMS. COMPLEMENTING EXTENDED REALITY EXHIBITS WITH CUSTOM EXHIBIT CREATIONpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMASTER IN COMPUTER SCIENCEpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nunes_2023.pdf5,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.